São Paulo, sábado, 28 de novembro de 2009

Mapa do Brincar

Reciclando brincadeiras

Latas, caixas e tampinhas viram brinquedos
O saco plástico virou uma pipa. As garrafas PET são a atração principal de uma brincadeira.
Em vez de jogar no lixo latas, caixas de papelão, tampinhas, sacolas e barbantes, as crianças reciclam esses materiais e os transformam em jogos e em brinquedos.
Veja nesta página e na página ao lado ideias para a sua brincadeira. Elas foram enviadas para o Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br).

CORRIDA DE LATINHAS
O garoto Luis Paulo Fernandes Silva, 6, é um grande organizador de corridas com latas, em Curvelo, uma cidade de Minas Gerais.
Ele escolhe uma latinha com tampa e, dentro dela, coloca pedacinhos de papel com tarefas ou prendas escritas. As tarefas podem ser fáceis ou difíceis, tudo depende do que o grupo de jogadores decidir.
Em seguida, é só colocar uma música (ou cantar) e passar a lata de mão em mão. Quando a música parar, quem estiver segurando a latinha deverá abri-la, sortear uma tarefa e executá-la.
Depois que a prenda foi paga, a brincadeira continua até que todos se cansem.

GARRAFOBOL
Os alunos do 2º ano da Escola Viva Ensino Fundamental, de São Paulo, dividem-se em dois times para brincar de garrafobol.
Cada participante deve ter uma garrafa PET com água colorida até a metade.
As garrafas são distribuídas nos dois campos. Duas ou mais bolas são espalhadas nos dois territórios.
O objetivo do jogo é derrubar todas as garrafas do time adversário com a bola e, ao mesmo tempo, proteger a sua garrafa.
O jogador só pode pegar uma bola quando ela estiver perto dele. Quem tiver sua garrafa derrubada vai para uma área na lateral do campo. De lá, pode continuar tentando derrubar as garrafas do time adversário.

PIPA DE SACOLA
Jussara Araújo da Silva, 13, de São Paulo, passa horas empinando sua pipa feita com saquinho plástico. "Basta amarrar um pedaço de barbante nas alças da sacolinha", explica. Depois, é só ir para um lugar alto e deixá-la voar com a força do vento.

Milhares de crianças
participaram do Mapa do Brincar. E você, já enviou a sua brincadeira? Acesse www.mapadobrincar.com.br, navegue nas 550 brincadeiras e poste a sua. Você não vai ficar fora desse mapa, vai?

mapadobrincar.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.