São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

Dinoaventura

Embarque nessa expedição e sinta na pele os calafrios de topar com esses grandalhões

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você é louco por dinossauros e outros bichos pré-históricos, está no lugar certo. Prepare-se para começar uma "dinoexpedição" para visitar museus pelo mundo.
O ponto de partida desse "dinotour" é Sucre, na Bolívia. Perto dali, há um dos lugares mais fascinantes na Terra quando se trata de dinossauros: há quem diga que Cal Orck'o, onde está localizado o Parque Cretácico, é a maior área com vestígios desses bichos que se conhece na América do Sul.
A viagem começa no "dinotruck" ("truck" quer dizer "caminhão" em inglês). Um caminhão simples, com uma cara de dinossauro na frente, no qual turistas bolivianos e estrangeiros se espremem para percorrer os cinco quilômetros que levam ao Parque Cretácico, inaugurado em 2006.
No parque, dá para sentir na pele o calafrio que devia ser topar com esses bichos! São 23 espécies de dinossauros de fibra de vidro e cimento, construídas de forma a serem as mais reais possíveis. São em grande maioria réplicas de animais que moraram no passado na América do Sul, como o carnívoro carnotauro.
Particularmente fofos são os saltasauros, que podem ser vistos saindo dos ovos.
Depois de passear entre esses bichos, um final emocionante! Vemos pegadas deixadas por dinossauros que viveram naquela região entre 65 e 68 milhões de anos atrás.
No total, são cerca de 5.000 pegadas deixadas por pelo menos 150 tipos diferentes de dinossauro, numa área de cerca de 30 mil metros quadrados (o equivalente a quatro campos de futebol juntos).
Pena que a gente não consiga chegar muito perto: as pegadas devem ser vistas de longe, com óculos que aproximam a imagem, para evitar que sejam destruídas por visitantes.
Mesmo assim dá uma emoção imensa ver os vestígios de todos os tamanhos e imaginar os bichos que caminhavam por ali. Glupt!
Mas essa aventura não acaba por aqui: descubra a seguir outros lugares onde dá para saber mais sobre o mundo dos dinos.


Parque Cretácico.
Onde: Sucre, Bolívia.
Na internet - www.sucreturistico.bo

Colaboraram Alexander Kellner e Ismar de Souza Carvalho


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.