São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

Dinoturismo

Há, no mundo, uma quantidade grande de "dinomuseus" que mostram os fascinantes bichos que viveram na pré-história.

Abaixo, vai um roteiro para "dinoturista" algum botar defeito!

Museu Americano de História Natural
(Estados Unidos) -
O pessoal do museu diz que ali está a maior coleção de fósseis de vertebrados, com quase um milhão de exemplares. Exagero ou não, a ala de fósseis é impressionante. Há duas salas incríveis de dinossauros, inclusive o esqueleto que ganhou vida no filme "Uma Noite no Museu", lançado em 2006. O museu exibe também o filme "Dinosaurs Alive" ("Dinossauros ao Vivo", em inglês) em tela grande e com efeitos especiais, que fazem o filme ficar muito mais envolvente. O site (em inglês): www.amnh.org

Museu de História Natural
(Alemanha)
Traz uma coleção que, segundo eles, é a maior da Alemanha. São pelos menos 20 espécies diferentes em exibição, em bom estado de conservação. Site em inglês (www.senckenberg.de/root/index.php?page- id=624).

Museu de Zigong
(China)
A região foi moradia desses animais há 160 milhões de anos. Eles deixaram uma quantidade e diversidade grande de fósseis na região, muitos deles bem preservados. Só para você ter uma idéia, numa área de apenas 3.000 metros quadrados (equivalente a meio campo de futebol), foram escavados pelos menos cem dinossauros, 30 dos quais com esqueletos completos ou praticamente completos. Site do museu (em inglês): www.chinamuseums.com/zigong-dinosaur.htm.

Museu Nacional
(Brasil)
Fica no Rio de Janeiro. Ali, você pode conhecer o Maxakalisaurus topai, o primeiro dinos sauro de grande porte montado no Brasil, com 13 metros. Há também o herbívoro Unaysaurus tolentinoi, um prossaurópode que viveu há cerca de 220 milhões de anos que tem 2,5 metros. Você pode também ver pterossauros como o Nemicolopterus crypticus da China (o menor do mundo até agora, com 25 centímetros com as asas abertas) e o Thalassodromeus sethi, da bacia do Araripe, no Brasil, com pouco mais de quatro metros com as asas abertas. O site: www.museunacional.ufrj.br

Museu Nacional dos Dinossauros
(Austrália)
Criado em 1993, o museu abriga 23 esqueletos completos de dinossauros e pelo menos 300 fósseis desses bichos e outros animais pré-históricos. Tem show de marionetes e permite fazer ali festa de aniversário -já pensou? O site, em inglês, http://www.nationaldinosaurmuseum.com.au/museum.htm.

Museu de História Natural de Londres
(Inglaterra)
Para os "dinofanáticos", a dica é a galeria dos dinossauros, na qual você pode encarar um assustador T. rex e observar um esqueleto de triceratops. Na exposição, há também outras espécies de dinos e informações sobre o que eles comem, como evoluíram e porque desapareceram da Terra. No site em inglês (www.nhm.ac.uk/visit-us/galleries/blue-zone/dinosaurs/index.html), você pode ver um pouco da exposição; na seção infantil (chamada "Kids Only", só crianças em inglês), você pode ver o pequeno, mas totalmente carnívoro, velociraptor, em imagem tridimensional.

Vale dos dinossauros
(Brasil)
São cerca de 30 localidades em vários municípios na Paraíba, sendo as mais importantes em Souza onde foram encontrados os primeiros fósseis de dinossauros no Brasil, em 1897. É uma área de cerca de 1.730 quilômetros quadrados, em pleno sertão brasileiro. Há rastros de cerca 80 espécies de dinossauros, com tamanhos que variam de cinco centímetros (de um dinossauro que teria o tamanho de uma galinha) até 40 centímetros, como as pegadas de iguanodonte de quatro toneladas, cinco metros de comprimento e três metros de altura. Acredita-se que as pegadas têm pelo menos 143 milhões de anos. Para ter um gostinho do que se poDe ver ali, visite o site www.valedosdinossauros.com.br.

Museu Isiko
(África do Sul)
Para conhecer os dinos africanos, vale visitar o Museu Isiko, na Cidade do Cabo, que lançou no ano passado uma ala para esses animais. Inclui uma cabeça imensa de um carcharodontosaurus, "primo" do tiranossauro, e o esqueleto de um saurópode. A exposição, no entanto, só vai ficar totalmente pronta em dezembro deste ano, quando permitirá ter uma visão geral da evolução, da diversidade e da biologia desses animais naquele continente. Site do museu (em inglês): www.iziko.org.za/sam/exhib-nh.html.

Museu dos dinossauros
(Inglaterra)
O Dinosaur Museum, como é chamado em inglês, tem fósseis, esqueletos e reconstruções em tamanho real. E o melhor: lá há muitas brincadeiras, que incluem montar você mesmo um esqueleto de dinossauro, ter a sensação de tocar a pele de um bicho desses e conhecer as diferenças entre um dente de carnívoro e de vegetariano. Há também os sons que se imagina que esses animais faziam. Fica em Dorchester. Confira o site, em inglês: www.thedinosaurmuseum.com.

Museu Paleontólogo Eridio Feruglio
(Argentina)
Fica na Patagônia argentina, região onde viveram muitos dinossauros. Tem o programa genial "Exploradores de Pijamas", para curiosos de entre 8 e 12 anos que querem passar a noite entre dinossauros, com tempero de brincadeiras e jogos. As atividades incluem explorar com lanternas recantos do museu, construir suas próprias réplicas e montar um dinossauro em tamanho real. O site (www.mef.org.ar/mef) permite uma visita virtual (versões em espanhol e em inglês).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.