São Paulo, sábado, 30 de maio de 2009

Capa/Ciência

Um dia de mosquito

Com 3.500 espécies conhecidas no mundo, esses insetos seguem você pelo cheiro e pelo calor do corpo

LUISA MASSARANI
PEDRO LAGERBLAD DE OLIVEIRA

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Já ouvi falar de gente que teve um dia de cão -em bom português, um dia terrível (sabe-se lá o porquê da expressão). Mas nunca ouvi falar de quem teve um dia de mosquito! O que será que um mosquito faz? Será que dorme e acorda? O que come? Tem medo de quê? O que faz ao longo do dia?
Fomos investigar...
E descobrimos, por exemplo, que sonhos e pesadelos não fazem parte do cotidiano de um mosquito. Mas, como todo bicho, em alguma hora do dia, o mosquito tem um momento de repouso. E, claro, ele tem um momento para sair a mil por aí, em pleno voo.
O horário de maior atividade depende de mosquito para mosquito -e há cerca de 3.500 espécies conhecidas no mundo todo.
O Culex, por exemplo, é aquele chato que acorda você no meio da noite com o zunzunzum. Já o Aedes gosta de um fim de tarde.
E cada bicho mantém seus costumes mesmo se for colocado num local escuro por vários dias, ou seja, sem ver se é noite ou dia. É que o mosquito tem um "relógio" interno, que "diz" sempre que horas são.
Caça e petisco Um mosquito tem cerca de dois milímetros de comprimento. Do ponto de vista dele, você é um gigante e tanto! O que isso significa? Se ele tivesse o seu tamanho, você teria o equivalente à altura do Corcovado, morro que é cartão-postal do Rio de Janeiro.
Mas, se você pensa que isso é assustador para ele, doce ilusão! Um mosquito teme muito mais uma aranha -que o enxerga como um delicioso petisco- do que gigantes como você.
É que os humanos são vistos pelos mosquitos mais como... caça! Na verdade, só as fêmeas apreciam sangue humano. É do sangue que elas retiram nutrientes para fabricar seus ovos.
Os mosquitos machos preferem ter no cardápio néctar de flores e seivas de plantas (também apreciados pelas "mosquitas").
Que saber mais sobre esses insetos? Siga a rota ao lado para entender como eles vivem, voam e procriam.


Colaborou Alexandre Peixoto.

Não enxergam cores
Mosquitos não enxergam cores. E seus olhos são diferentes dos nossos. Em geral, eles têm três olhos, compostos por diversos "pequenos olhos", os ocelos (têm um total de 4.000 ocelos. A imagem vista pelos mosquitos tem menos resolução do que a do ser humano. É como uma fotografia em máquina digital, em que se percebe com menos definição os detalhes dos objetos e das pessoas.

Que fome de mosquito
Para quem acha que ter fome de leão é ser bom de prato, não conhece vida de mosquito: um Aedes fêmea, por exemplo, come numa só refeição o equivalente a duas a três vezes o seu peso. E ainda sai voando! Uma refeição dura cerca de um minuto. O mosquito tem várias estratégias para que sua presa não perceba que está sendo picada.

Ai, que picada
O mosquito fêmea come e cospe ao mesmo tempo. Isso pode parecer nojento, mas é o que garante uma boa refeição. E sabe como é a picada da fêmea? Ela insere na pele humana a probóscide (tromba), que tem dois tubos. O primeiro suga o alimento (sangue). Já o segundo injeta cuspe, que tem um coquetel de substâncias. Essas substâncias variam conforme a espécie do mosquito, mas elas têm os mesmos papéis. Algumas servem para anestesiar - como a anestesia do dentista. Isso faz com que a pessoa não sinta a picada e, portanto, não atrapalha o bicho enquanto ele aproveita a deliciosa refeição.

Asas para que te quero
Um mosquito é capaz de voar distâncias bem mais longas, num ambiente hostil (desfavorável). Pesquisadores mostraram em laboratório que um mosquito pode voar até nove quilômetros - e levam cinco horas para fazer isso. Qual é a velocidade de voo? Algo entre 20 cm e 40 cm a cada segundo. Pegue seu relógio e uma fita métrica e veja o que isso significa!

Hora do descanso
Após a refeição, o mosquito fêmea precisa ir para um lugar com água para colocar seus ovos. Para isso, a fêmea é capaz de percorrer uma distância entre 100 metros a 200 metros por dia. Achar comida e um lugar para colocar os ovos são as tarefas mais estressantes na vida de um mosquito fêmea. Ou seja, se ela conseguiu fazer isso, pode acabar o dia aliviada.

Um dia = 2 anos
Em sua fase adulta, um mosquito vive em geral de um a dois meses. Em comparação ao tempo médio que as pessoas vivem, um dia de mosquito equivaleria a cerca de dois anos da sua vida. Já pensou: você acorda com nove anos e, quando vai dormir, já tem 11 anos?

Siga aquele cheiro!
Como os mosquitos não enxergam cores, são outros sentidos que guiam esses insetos na busca por uma deliciosa refeição (que pode ser você!). Os mosquitos localizam as pessoas sentindo o calor do corpo ou o cheiro. Eles sentem o CO2 (dióxido de carbono), liberado pela respiração, ou o lactato, substância encontrada no suor humano. Já os anofelinos (mosquitos que transmitem a malária) sentem o cheiro de uma molécula encontrada... no chulé! Não é à toa que picam perto do pé.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.