São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Ganhando e perdendo

O próprio Cielo admite que, quando era criança, achava difícil lidar com as derrotas. "Tive muitos problemas com isso, mas melhorei com o tempo", disse.
E essa é uma questão que todo campeão enfrenta. Fernando Scherer, o Xuxa, 33, sabe bem. "A competição é importante porque faz parte da vida, mas o esporte é mais do que uma medalha. São as amizades que você faz e o caráter que constrói."
Segundo Renato Romani, médico do esporte e pesquisador da Unifesp, o ideal é que as competições comecem a partir dos nove anos.
"A competição precisa começar do jeito certo, como algo saudável, sem pressão dos pais ou dos treinadores. Assim, a criança aprende a ganhar, a perder e a aprender com as experiências no esporte", explica. (CC)

Com o cachorro?
Mesmo já tendo estado raia a raia com gente como Gustavo Borges e Michael Phelps, sabe com quem Cielo pensava em cair na água quando chegasse em casa? "Com meu cachorro! Ele nada bastante e quero nadar com ele também!", disse, rindo, na entrevista coletiva que deu em São Paulo na semana passada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.