São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Cinema

O menino, o boiadeiro e a boiada

Divulgação
O cantor Daniel e o menino João Pedro em cena de "O Menino da Porteira"

ENVIADA ESPECIAL A BROTAS

Sempre que um boiadeiro passava pela estrada de Ouro Fino, ele sempre via a figura de um menino. O garoto corria para abrir a porteira e ia logo pedindo: "Toque o berrante, seu moço!"
Essa história é também uma canção, famosa desde os anos 70. Fala do encontro entre um menino (Rodrigo) e um boiadeiro (Diogo) num filme feito em 1977.
Agora, está sendo filmada uma segunda versão, com o cantor Daniel no papel do boiadeiro que toca o berrante para o menino da porteira, interpretado pelo falante João Pedro Carvalho, 7.
"É um menino diferente de mim. Eu moro perto da poluição, ele mora perto dos bois", conta João Pedro, enquanto uma charrete da gravação pede licença para passar na fazenda do cantor Daniel, em Brotas (SP).
Fubá e Nina João Pedro aprendeu a andar a cavalo para fazer o papel do menino da porteira. "Já sei que, para fazer o cavalo andar, tem que dar dois toques com o pé. Para o cavalo trotar, tem que dar uma batidinha com a corda", explica o aprendiz.
O menino João Pedro também aprendeu as brincadeiras de Rodrigo, o personagem: brincar com estilingue, montar em cavalo-de-pau e armar arapuca. No filme, tem uma égua, Faísca.
O personagem tinha também um cachorro, Fubá, mas não é que ele não levou jeito para estrela? "Teve que tirar o cão do filme porque ele não fazia direito", diz o ator, dono da cadela Nina.
A própria música anuncia um final triste, mas o ator desconversa sobre o desfecho. "É surpresa, mas acho que todo mundo vai chorar", avisa. (GABRIELA ROMEU)

A jornalista viajou a Brotas (SP) a convite da produção do filme.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.