UOL
São Paulo, sábado, 31 de julho de 2004

Brincadeira ajuda a emagrecer

Ir a um spa não é garantia de que você vai ficar magro. Comer apenas 600 calorias por dia não ensina ninguém a se alimentar direito. E pode, inclusive, fazer a criança sair do lugar com um apetite de leão.
Isso é o que diz Isa Cintra, nutricionista do CAAA (Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente), da Unifesp. Segundo ela, "para uma criança, o ideal é consumir entre 2.000 e 3.000 calorias por dia. Assim, ela mantém seu peso enquanto cresce, aprende a comer direito e não prejudica o desenvolvimento".
Para Nataniel Viuniski, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), para perder peso na infância o importante é saber que é proibido ficar parado. É preciso combinar os alimentos para fazer um prato colorido e variado. "Não se deve proibir alimentos", fala.
Já para Miguel Estaregui, endocrinologista do Spa Med Sorocaba, "a fase de crescimento é a melhor para emagrecer. Isso porque a criança perde peso duas vezes: devido ao crescimento e à dieta com poucas calorias que come no spa".
Opções
Como alternativa aos spas, há clínicas e centros esportivos que não alteraram o dia-a-dia da criança. É o caso do Espairecer, na zona oeste de São Paulo, e do Movere, na Vila Mariana, zona sul da cidade, onde Natália Koube, 6, desistiu da idéia de ficar o dia todo deitada no sofá.
"Aqui eu aprendi a fazer meu lanche e passo as tardes brincando", comentou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.