São Paulo, sábado, 31 de outubro de 2009

Gatos

Coleira, nem pensar!

Gatos são donos do próprio nariz e só fazem o que querem

Letícia Moreira/Folha Imagem
CUIDANDO DOS ABANDONADOS
Ana Flávia Sisconeto, 8, adotou cinco gatos. Tem dois na casa da mãe e três na do pai. "Gatos de raça são legais, mas tem muitos animais que precisam de uma casa", explica. Todos os dias, é ela que troca a água e coloca comida para eles. Só não gosta nada é de limpar a caixa de areia!


JORDANA VIOTTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gatos costumam levar a fama de egoístas, traiçoeiros e mal humorados. Nada mais injusto: são carinhosos, adoram brincar e, curiosos, ficam de olho em tudo o que você faz.
É bem verdade que eles são donos do próprio nariz: escolhem onde querem ficar, se dão banho e já nascem sabendo onde têm que fazer xixi e cocô.
Mas também são bons companheiros. Quando Christopher Godinho, 6, ficou de cama, com febre, seu gato Kimy não saía do seu lado nem para comer. Sua mãe teve até de trazer para o quarto a comida e a água!
Já a gata Marie não desgruda de Letícia Teixeira, 4. A companhia faz muito bem à menina, que ficou bem mais persistente para fazer fisioterapia para seus problemas de locomoção.
E aprende com a gata coisas que não deve fazer -já até dá bronca na felina quando ela bagunça!

Adoção
Christopher e Letícia adotaram seus gatinhos em gatis (confira alguns no blog da Folhinha), uma maneira de cuidar de animais que foram abandonados.
Uma dica para levar para casa um bom companheiro é ver se ele tem aparência saudável, se é calmo e se deixa você pegá-lo no colo -os mais agitados têm boa chance de serem danados.
Mas, antes de escolher um gato, pense no que você espera dele. A veterinária Luciana Deschamps conta o caso de um menino que foi à clínica reclamando que o gato vivia escondido.
"O gato estava assustado porque o menino queria colocar coleira nele e sair para passear", explica a médica.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.