São Paulo, sábado, 23 de junho de 2007
DIA DAS CRIANÇAS

PROMOÇÃO CULTURAL FOLHINHA - DIA DAS CRIANÇAS

REGULAMENTO

Como participar - O concurso cultural "Folhinha - Dia da Criança" é realizado pela Empresa Folha da Manhã S.A., com sede na al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 60.579.703/ 0001-48, no período de 23/6/2007 a 31/08/2007, nos termos deste regulamento.

Esse concurso tem caráter exclusivamente cultural, não havendo qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem está vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço, conforme artigo 30 do decreto nº 70.951/72.

É destinado a crianças com idade entre seis e 12 anos que estejam autorizadas por seus pais ou responsáveis e que sejam residentes e domiciliadas no Brasil.

Não poderão participar filhos de sócios, prepostos com função de gestão, funcionários, seus parentes até segundo grau e cônjuges, bem como filhos de quaisquer pessoas e respectivos familiares da Folha e das demais pessoas envolvidas de forma direta ou indireta no concurso.

Para participar, o interessado deverá observar as disposições descritas neste regulamento. É vedada a ajuda ou a participação de pais, responsáveis ou demais pessoas na criação dos materiais feitos pelas crianças.

Cada criança somente poderá enviar uma carta para um ou mais temas abaixo:

Ser criança hoje é....

Crie um slogan (uma frase de impacto) para a edição especial do Dia da Criança. Pense em tudo o que envolve ser criança nos dias de hoje, tanto as coisas legais como as coisas chatas. E resuma tudo isso em uma frase curta e marcante.

Quando eu crescer

Você já deve ter ouvido uma perguntinha assim: "O que você quer ser quando crescer?". O que você responderia sobre o seu futuro? Você não precisa pensar só sobre profissão, coisa do mundo dos adultos. Mas terá que explicar bem sua escolha.

Sonhando

Você já se pegou desejando muito alguma coisa? Então conte para a gente qual é o seu maior sonho. E não precisa ser um sonho possível, não! Basta você explicar por que pensa tanto nisso e se está fazendo alguma coisa para realizá-lo.

Coisas irritantes

O que mais irrita você no dia-a-dia? Pode ser em casa, na escola, no condomínio, na cidade, no país, na TV... Explique o motivo e também o que poderia ser feito para mudar essa situação: uma dica, uma sugestão, um plano.

Isso me dá medo

Todo mundo tem medo de alguma coisa _barata, trovão ou ladrão! E você: tem medo de quê? Conte qual é o seu maior medo, algo que às vezes até atrapalha. O medo pode ser de coisas reais ou de coisas que estão na sua imaginação.

Encucação

Quais são as coisas que mais preocupam você no mundo? Pode ser ligado ao ambiente, ao futuro, ao país, em casa, na rua etc. Depois de explicar bem qual é a sua maior encucação (preocupação), sugira uma maneira de resolver o problema.

O que falta lá em casa

Se nem tudo é perfeito onde você mora, conte pra gente o que realmente falta na sua casa. Mas preste atenção: a falta pode ser de coisas mesmo (comida, brinquedo, por exemplo), de sentimentos, de tempo. E por que você acha que isso acontece?

Meu maior tesouro

O que é mais precioso na sua vida? Ao responder a essa questão, não pense apenas em coisas materiais, como a coleção de jogos de botão que você herdou de seu avô ou as bonecas que sua mãe guardou para você. E justifique sua escolha.

Meu esconderijo

Tem gente que gosta de ficar embaixo da cama, tem gente que prefere subir na árvore. E você, qual é o seu cantinho preferido? Por que você gosta tanto dele? Você vai para lá só quando está triste ou fugindo de alguma coisa? O que você guarda lá?

Um dia pra lá de especial

Qual foi o dia mais especial na sua vida? Ele pode ter acontecido recentemente ou há algum tempo. Por que essa data marcou a sua vida? Mas não esqueça: precisamos de saber todos os detalhes desse momento tão marcante.

Bate-papo

Sobre o que você mais gosta de conversar com os seus amigos? Queremos saber, além de qual é o seu assunto preferido e por que ele é tão especial, em que momento você discute isso com a galera: no intervalo da aula, no fim de semana, no MSN?

Meu ídolo

Quem você admira muito? Pode ser alguém do mundo da música, da TV, das histórias em quadrinhos, dos desenhos animados, de casa, da escola, do mundo. Mas não basta indicar o nome. Você tem de falar um pouco sobre ele e justificar sua escolha.

Minha família

Você tem um(a) irmão(ã)? Dois, três ou mais? Conte a história mais engraçada que já aconteceu em casa envolvendo você e seu(s) irmão(s). Mas não invente, porque vamos checar se é tudo verdade, combinado?

Na escola, meus colegas...

Eles são legais ou um problema para você? São companheiros para todas as horas? Dividem segredos, ajudam quando é preciso, brincam no recreio? Ou deixam você de escanteio e inventam apelidos ou brincadeiras sem graça?

É o bicho!

Se você tem um bicho de estimação, você já deve ter se metido em apuros com ele. Pode ser o dia que ele fez xixi no sapato do síndico do prédio ou quando ele abocanhou o prato especial que sua mãe preparou. Conte como essa história acabou!

Ele é adulto, mas é legal

Aqui é sua chance de contar a história de alguém _um adulto_ que seja bastante importante na sua vida. Explique direitinho quem ele(a) é e dê razões para a gente entender por que ele(a) é uma pessoa tão especial.

É brincadeira!

De que você gosta de brincar? Por que essa brincadeira é tão legal? Em quais momentos você gosta de brincar assim? Além de responder a essas perguntas, conte em detalhes como funciona essa brincadeira para quem não conhece.

Brinquedo preferido

Conte tudo sobre o seu brinquedo preferido: quem deu, quando ganhou, como funciona, uma história divertida ou triste sobre ele. E não se esqueça de explicar por que ele é especial, o seu preferido.

Que viagem!

Qual foi a melhor viagem da sua vida? E por que você gostou tanto? O que foi melhor, o lugar ou quem estava junto com você? Não esqueça de contar detalhes de tudo _e, se possível, inclua uma foto dessa sua aventura.

Primeiras letras

Gosta de rimar ou bolar histórias? Então escreva um poema ou um conto curtinho. Mas use somente sua imaginação! Não vale copiar da internet, do livro, da revista _ou de qualquer outro lugar, pois vamos pesquisar para saber se o texto é original ou não.

Criança em quadrinhos

Invente uma história em quadrinhos que tenha personagens crianças.

Cuidados

Com exceção das seções "Ser criança hoje é..." e "Primeiras letras", todas as outras devem ter texto com, no mínimo, dez linhas e, no máximo, 20 linhas (escrito a mão ou digitado no computador).

Ao escolher uma ou mais seções, escreva e desenhe.

Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. Só mande seu trabalho por correio ou entregue-o na portaria da Folha, no endereço: alameda Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo (SP), CEP 01202-900.

Se o trabalho for enviado pela escola, é importante que a ficha de inscrição seja copiada e grampeada em cada tarbalho.

Não copie textos ou desenhos de livros, revistas ou sites, para que seu trabalho não seja desclassificado.

Todos os trabalhos deverão ser acompanhados de um desenho. Os direitos de reprodução e divulgação dos desenhos serão cedidos à Folha.

Somente serão aceitos trabalhos inéditos. Com exceção da seção de conto e poesia, as histórias devem ser verdadeiras. Não deverão ser enviados textos de outros autores ou retirados da internet.

Os melhores textos poderão ser publicados na Folhinha e poderão ser adaptados para adequação às questões técnicas jornalísticas e ao espaço do jornal. Textos, desenhos e/ou quaisquer materiais enviados não serão devolvidos.

As crianças participantes e/ou seus respectivos pais ou responsáveis que não preencherem todos os requisitos e/ou descumprirem as condições deste regulamento estarão automaticamente desclassificados.

Como mandar - Carta: coloque no envelope "Folhinha - Dia da Criança" e o nome da seção; envie para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP; ou entregues na portaria da Folha.

Os materiais deverão ser enviados com os seguintes dados: nome completo da criança, endereço, cidade, CEP, telefone, número do RG (se houver), data de nascimento, escola onde estuda, e-mail (se houver), nome do respectivo responsável (pai, mãe ou tutor) e a indicação do kit de prêmios que pretende ganhar caso seja o vencedor. Os kits são compostos por produtos fixos e determinados e não poderão ser trocados:

Kit 1: Camisa infantil oficial da seleção brasileira de futebol, da Nike, e bola oficial da Copa do Mundo 2006, da Adidas.

Kit 2: bonecos Gabriella e Sharpay, do High School Musical, da Mattel.

Kit 3: bonecos Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Beckham, da FTChamps.

Kit 4: boneca Miracle Baby, da Mattel.

Kit 5: Navio-pirata Imperatriz, da Gulliver

Kit 6: Estojo de canetas hidrográficas Lig (36 cores), lápis de cor (48 cores), lápis preto Grip (10 unidades), borracha Grip (3 unidades), apontador Grip (1 unidade), lapiseira Grip (1 unidade) e esferográfica Grip (1 unidade), da Faber-Castell.

Kit 7: Brinquedo Pixel Chix (casa e carro), da Mattel.

Kit 8: Brinquedo Força Laser, da Estrela.

Kit 9: Coelho Jojô, da Estrela.

Kit 10: Biblioteca básica, composta por "Exercícios de Ser Criança", de Manoel de Barros, da Salamandra; "Meninos do Mangue", de Roger Mello, da Companhia das Letrinhas; "Lampião & Lancelote", de Fernando Vilela, da Cosacnaify; "Armazém do Folclore", de Ricardo Azevedo, da Ática; "História Meio ao Contrário", de Ana Maria Machado, da Ática; "Odisséia", de Homero, com tradução de Ruth Rocha, da Companhia das Letrinhas; "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, da Brasiliense; "A Arca de Noé", de Vinícius de Moraes, da Companhia das Letrinhas; "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga, da Casa Lygia Bojunga; "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque, da José Olympio; "A Bruxinha Atrapalhada", de Eva Furnari, da Global; "João Felizardo - O Rei dos Negócios", de Angela-Lago, da Cosacnaify; "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, com tradução de Ana Maria Machado, da Ática; "O Menino Maluquinho", de Ziraldo, da Melhoramentos; "Ou Isto ou Aquilo", de Cecília Meireles, da Nova Fronteira.

Caso o participante não indique o prêmio que pretende ganhar, ele será escolhido pela comissão julgadora. Os moradores da Grande São Paulo devem retirar o prêmio na sede da Folha; nos demais casos, ele será enviado por correio.

A Folha não se responsabilizará por eventuais atrasos e extravios do correio. As cartas entregues pessoalmente na Folha serão carimbadas com a data de recebimento.

Cartas deverão ser recebidas pela Folha até 31/08/2007, às 18h. Não haverá confirmação de recebimento de material. Todo material enviado pertencerá à Folha, que se reserva o direito de utilizá-las, comercialmente ou não.

Os pais e/ou responsáveis pelas crianças participantes cedem e transferem, em caráter definitivo, irrevogável, plena e totalmente, automaticamente, à Folha os direitos autorais existentes sobre os materiais e autorizam a reprodução e a duplicação dos mesmos, a fim de que a Folha possa fazer qualquer tipo de utilização, da forma que lhe convier, sem quaisquer ônus, podendo inclusive destruí-los. E também autorizam o uso do nome e da imagem das crianças participantes em qualquer tipo de mídia e em peças promocionais para a divulgação do prêmio, de forma gratuita.

Avaliação e resultado - A comissão julgadora será formada por jornalistas da Folha, que avaliarão a criatividade e a adequação dos materiais às seções. No caso de materiais idênticos, prevalecerá aquele com data de postagem, envio ou carimbo anteriores.

Caso a data seja a mesma, a comissão julgadora solucionará o conflito a seu exclusivo critério. Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão julgadora, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. O resultado será publicado na Folhinha e no site da Folhinha (www.folha.com.br/folhinha) em 6/10/2007. Os materiais selecionados serão conferidos e, caso não estejam de acordo com os critérios deste regulamento, serão desclassificados.

Considerações finais - Os pais e/ou responsáveis pelas crianças participantes declaram que os materiais enviados são de autoria das crianças participantes e responsabilizam-se, isolada e exclusivamente, pelo conteúdo dos materiais enviados à Folha. Ao enviar os materiais, concordam automática e tacitamente com todas as disposições e itens deste regulamento, sendo os casos omissos ou as dúvidas solucionadas pela Folhano tel. 0/xx/11/3224-3851.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.