São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar quer definir equipe até o dia 10

TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco disse ao líder do governo no Senado, Pedro Simon (PMDB-RS), que pretende concluir até o próximo dia 10 a reforma ministerial. Na segunda-feira, Itamar e Simon se reúnem no Palácio do Planalto para retomar a discussão sobre a nova composição do ministério.
Simon se disse ontem "surpreso" com o fato de o presidente ter divulgado que pretende dar o comando do Ministério das Comunicações para um técnico.
A expectativa era de que o cargo fosse ocupado pelo senador Élcio Alvares (PFL-ES), vice-líder do governo no Senado. O fato de Itamar ter anunciado anteontem que nomeará um técnico para a pasta leva os articuladores políticos do governo a temerem que o presidente insista em ignorar os partidos da base de sustentação do governo no Congresso na nova composição de seu governo.
Alvares integrava uma lista entregue por Simon a Itamar, que previa ainda a ocupação do ministério pelos senadores Beni Veras (PSDB-CE), Antônio Mariz (PMDB-PB) e Josaphat Marinho (PFL-BA). Veras ocuparia a Indústria e Comércio ou o Ministério das Minas e Energia, para o qual também poderia ser nomeado Antônio Mariz.
O senador paraibano seria ainda opção para a pasta da Agricultura. Josaphat Marinho já foi descartado. Era alternativa somente se o ministro da Justiça, Maurício Corrêa, deixasse o cargo.
Está previsto para quarta-feira um encontro de Itamar Franco com o presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique, a fim de decidir a participação do partido no ministério e também o nome que irá comandar a liderança do governo na Câmara. A bancada de deputados do PMDB é contrária a que um peemedebista ocupe o cargo, segundo o líder Tarcísio Delgado (MG).

Texto Anterior: Imposto pega 50% do juro
Próximo Texto: Presidente foge da imprensa no Réveillon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.