São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator recebe prêmio Mambembe nu

EDNA DANTAS
DA SUCURSAL DO RIO

O ator Paschoal da Conceição, do grupo Uzyna Uzona –uma reedição do antigo Oficina, de São Paulo–, deixou o protocolo de lado e subiu nu anteontem ao palco do Teatro Dulcina para receber do ministro da Cultura, Luiz Roberto do Nascimento e Silva, o prêmio Mambembe de Teatro.
Conceição estava com o corpo todo pintado e tinha um preservativo encobrindo o pênis. O grupo Uzyna Uzona, rebatizado pelo diretor José Celso Martinez Corrêa, recebeu o prêmio na categoria especial de teatro adulto de São Paulo, pela montagem da peça "Ham-let".
O ministro da Cultura definiu a atitude do ator como "uma expressão da pluralidade de cada um" (sic). Nascimento e Silva substituiu Jerônimo Moscardo no começo de dezembro.
Na opinião do ministro, "o importante é o ressurgimento do Mambembe" depois de três anos. O grupo Uzyna Uzona ganhou o prêmio pela reabertura neste ano em São Paulo do Teatro Oficina, fechado por 12 anos. A atitude de Paschoal da Conceição foi semelhante, segundo Nascimento e Silva, à primeira montagem de "Hair" na década de 60, peça em que o elenco se despia numa cena.
Além do Uzyna Uzona, os premiados do teatro paulista foram Jandira Martini e Marcos Caruso (autores da comédia "Porca Miséria"), Antunes Filho (diretor de "Vereda da Salvação"), Luis Mello (ator em "Vereda da Salvação") e Laura Cardoso (atriz na mesma peça). "Vereda da Salvação", do texto de Jorge Andrade, foi a peça mais premiada da noite.
"Vereda da Salvação" e "Ham-let" voltam a cartaz em São Paulo na próxima semana.

Texto Anterior: Ordem judicial impede Cicciolina de levar seu filho de Nova York
Próximo Texto: Taiwan vê filme da China pela primeira vez; Sony-Columbia pretende lançar clássicos em vídeo; Educ lança segundo número de revista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.