São Paulo, sábado, 1 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton renega promessas e age contra ilegais

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Bill Clinton, criou um grupo interministerial de 33 pessoas com o objetivo de estudar e propor até julho deste ano propostas para diminuir benefícios sociais garantidos a imigrantes ilegais e seus descendentes. A idéia mais controvertida é a criação de uma carteira de identidade obrigatória para todos os residentes nos EUA.
Esse tipo de documento não existe no país e todas as entidades de defesa dos direitos humanos se opõem à sua criação, por acharem que ele ameaçaria a privacidade e se constituiria em excessiva ingerência do Estado na vida do cidadão. Clinton, no entanto, mostra simpatia pela sugestão e tem repetido que é preciso diminuir o fluxo da imigração ilegal.
Em junho, o presidente enviou ao Congresso projetos de lei para facilitar a expulsão de estrangeiros que entrem nos EUA sob falsa alegação de asilo político, aumentar as penas de prisão para quem promova a entrada ilegal de imigrantes no país, ampliar a ação policial para localizar estrangeiros ilegais e impedir sua passagem pelas fronteiras.
Na prática, Clinton tem demonstrado ser mais duro do que seu antecessor, George Bush, na política de imigração. Embora tivesse prometido na campanha que se oporia ao projeto de lei que proibiria a concessão de vistos de entrada nos EUA a portadores do vírus HIV, que provoca a Aids, Clinton não se esforçou para que o Congresso o rejeitasse e ela agora é lei.
Clinton também não mudou, como havia prometido na campanha, a proibição de entrada no país de refugiados do Haiti. Ao contrário, ampliou a prática de Bush de interceptar navios com haitianos ainda no mar e fazê-los retornar a seu país. Essa política continua em vigor, mesmo depois de os EUA terem imposto embargo comercial ao Haiti como forma de pressionar os militares a deixarem o poder naquele país. (CELS)

Texto Anterior: Flórida adota discurso antiimigração
Próximo Texto: Sucesso gera mais tensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.