São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI em Fortaleza revela rede de prostituição

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Uma CPI instalada pela Câmara Municipal de Fortaleza em abril detectou uma rede informal de prostituição atuando na orla marítima da cidade. Segundo o relatório da CPI, a rede envolve taxistas, gerentes de hotéis, donos de bares e restaurantes, que atuariam como intermediários entre as prostitutas e os turistas.
"O turista chega em Fortaleza, diz que quer uma acompanhante e o pessoal que participa da rede de prostituição se encarrega de arranjar uma", diz o relator da CPI, vereador Durval Ferraz (PT).
"Eu tenho o esquema com o gerente de um hotel. Ele sempre liga para mim quando tem um freguês hospedado", afirma A.F.S., 21, que adota o nome fictício de Jessica. Ela diz cobrar de CR$ 10 mil a CR$ 15 mil pelo período de duas horas.
Segundo Ferraz, a investigação da CPI apurou que pelos menos 13 taxistas com pontos na avenida Beira-mar, onde se concentram a maioria dos hotéis de luxo, atuam explicitamente no agenciamento de prostitutas.
O relatório da CPI diz que os gerentes de hotéis participam do esquema de prostituição fazendo o contato com turistas e facilitando o acesso aos seus cômodos.
Para a presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Fátima Dourado, a situação revelada pelo relatório da CPI mostra que a preocupação em incentivar o turismo deve ser acompanhada de uma ação de combate à prostituição.
A secretária de Ação Social do Ceará, Fátima Catunda, não acredita que exista uma rede organizada entre turismo e prostituição, mas reconhece a "situação de crise". Segundo ela, o governo cearense já desenvolve vários projetos sociais com o objetivo de diminuir o impacto da prostituição no Estado.
Segundo o vereador Durval Ferraz, uma cópia do relatório da CPI já foi enviada ao Ministério Público, denunciando os envolvidos. O sub-secretário de Segurança Pública, Irapuan Diniz Aguiar, diz que o combate à rede de prostituição é uma de suas prioridades.

Texto Anterior: Secretário diz que 'situação era caótica'
Próximo Texto: Italiano vive sonho ecológico-sexual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.