São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Janeiro atrai espécies diferentes de fãs

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se cada louco tem sua mania, cada filme tem seu estilo de fã. Neste início de janeiro, como os insetos, o cinema abriga espécies típicas da estação. Veja a seguir qual seu perfil e que filmes você vai curtir mais:
Cinéfilo sinófilo - É o louco pelo cinema chinês. Admira o "apuro estético" e/ou o "apelo exótico" dos filmes. Há até os que vêem naquela lentidão o silêncio contemplativo que o Oriente preza e o Ocidente –preso à uma "lógica de mercado" tão implacável como "Dirty Harry"– despreza. O filme a ver é "Adeus Minha Concubina", de Chen Kaige, com a endeusada Gong Li. Outra alternativa é o taiwanês "O Banquete de Casamento".
Noivos neuróticos e noivas nervosas - São os casais que vão ao cinema para rir de sua própria desgraça. Fãs fiéis de Woody Allen, acham que sabem tudo sobre as agruras do casamento –ainda que, como seu ídolo, cometam atos que o mais inocente dos amantes saberia imprudentes. (Será que ele não sabia que o "affair" com a enteada coreana iria fazer Mia Farrow miar de ódio?) Há diversas ofertas em cartaz, todas com sugestivos títulos: "Lua de Fel", "Assassinato Misterioso em Manhattan", "Parente É Serpente".
Cinegourmet - Para ele, cinema é um aperitivo. Sai de lá direto para um restaurante. Também foi noticiada a existência dos que preparam as receitas exibidas pelos filmes. Em média, o "cinegourmet" viu seis vezes "Tomates Verdes Fritos" e cinco "Como Agua Para Chocolate", ambos em cartaz na cidade. O culto mais novo dessa turma é devotado a "O Cheiro do Papaia Verde", que estreou recentemente.
Criança cabeça - Tipinho cada vez mais comum, vai ao cinema para conferir a fidelidade de "Mogli - O Menino Lobo", "Os Três Mosqueteiros" e "O Conto de Natal dos Muppets" aos livros que os originaram, respectivamente de Kipling, Dumas e Dickens. Desprezam radicalmente os fãs de "comediotas" tipo "Família Addams" e "Olha Quem Está Falando Agora".
Mariposas apaixonadas - Talvez a mais antiga espécie a frequentar cinemas. Gostam de histórias afirmativas, sensíveis etc. "Adoram" desde comédias como "Uma Babá Quase Perfeita" e "Muito Barulho por Nada" até "poéticos" como "O Piano", passando por "comédias românticas" como "Sintonia de Amor".
Rambitos - São tanto os chamados "franguitos" como os garotões inchados que vão ao cinema para sair de lá sentindo-se infalivelmente fortes, capazes de bater em cinco ou seis de uma vez. Um emblema de sua saúde mental foi o caso daquele sujeito, alguns anos atrás, que depois de assistir "Cobra", de Sylvester Stallone, decidiu dar uns tiros em um transeunte qualquer. Nunca falta filme para eles: "O Exterminador de Andróides", "O Demolidor" etc. (Daniel Piza)

Texto Anterior: Vencedores de Cannes estão em cartaz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.