São Paulo, domingo, 2 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropa fechou Congresso russo

DA REDAÇÃO

Presidente da Rússia, Boris Ieltsin fez sua carreira política dentro do partido que viria a destruir, o Comunista da União Soviética. Em 1987, quando era prefeito de Moscou, Ieltsin atacou a burocracia durante uma reunião do Comitê Central do PCUS.
O gesto inédito fez com que Ieltsin caísse em desgraça dentro do partido, mas sua popularidade disparou. Em 26 de março de 89, 88% dos eleitores de Moscou enviaram Ieltsin para o Congresso dos Deputados do Povo. Em julho de 1990, foi eleito presidente da Rússia pelo Legislativo –cargo no qual foi confirmado pela população em junho de 91.
Sua consagração política veio em agosto de 1991, quando liderou a resistência ao golpe conservador contra o último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchov. Vencido o golpe, pressionou pelo fim da União Soviética, com a criação da Comunidade de Estados Independentes.
Em 21 de setembro deste ano, Ieltsin deu seu golpe de Estado, extinguindo o Legislativo. O presidente esmagou a resistência bombardeando o Parlamento. Mandou preparar uma nova Constituição, que fortalece os seus poderes e reduz os das regiões russas. Conseguiu que ela fosse aprovada por 60% dos votos válidos no último dia 12.

Texto Anterior: Golpe marcou 93 no Peru
Próximo Texto: País fecha o ano com mais dois assassinatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.