São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A crise nas cidades; O Brasil no mundo; Fechando o cerco; Troco; Falência à vista; Alerta; Plano funcional; Abrindo os cofres; TIROTEIO

A crise nas cidades
A Procuradoria Geral da República recebeu 2.783 representações em 93 sobre abusos aos direitos humanos ou ao patrimônio público. Cresceram os conflitos urbanos e diminuíram os crimes contra sindicalistas rurais.
O Brasil no mundo
Três chacinas foram objeto do maior número de representações à Procuradoria Geral: Vigário Geral, Candelária e ianomâmis. Entidades internacionais também estão entre as signatárias dos pedidos de investigação.
Fechando o cerco
Alertado pela Procuradoria Geral, o deputado Adroaldo Streck (PSDB-RS) apresentou emenda à revisão constitucional acabando com a prescrição de crimes contra o patrimônio público. É pela punição, mesmo que tardia.
Troco
A ministra do Bem-Estar Social, Leonor Franco, demitiu os assessores diretos do ex-ministro Jutahy Magalhães. Eles atuaram na aprovação da lei da Assistência Social, que extingue a LBA, menina dos olhos de Leonor.
Falência à vista
A vinculação dos recursos da saúde ao Fundo Social pode deixar o setor à míngua até a votação do Orçamento no Congresso. Com o Fundo dependendo da aprovação de emenda constitucional, sua verba não pode ser usada.
Alerta
Com a perspectiva de o Orçamento só ser votado em março, o ministro Henrique Santillo alertou FHC para o risco de a saúde pública paralisar suas atividades já a partir de fevereiro. Disse que a situação nos hospitais será grave.
Plano funcional
Romildo Canhim pretende remeter ao Congresso nos próximos dias o projeto de diretrizes do plano de carreira do funcionalismo público. Para a solenidade, serão convidados sindicatos de funcionários. É o apoio prévio.
Abrindo os cofres
O Ministério dos Transportes publica ainda em janeiro os primeiros editais de concessões públicas na área de construção de rodovias. A expectativa é da mobilização de US$ 200 milhões em cinco processos de licitação.

TIROTEIO
Do deputado Maurílio Ferreira Lima (PSDB-PE), depois de calcular que uma campanha a deputado federal em 94 custará pelo menos US$ 2 milhões e que favorecerá os representantes poder econômico:
– Essa será a eleição mais corrupta que o Brasil já conheceu. Só será superada pela próxima.

Texto Anterior: Momento de decisão; Cabo-de-guerra; Tiro pela culatra; Afagos; Abraço de urso; Ocupando o vazio; Campanha eleitoral; Novos planos
Próximo Texto: Sopa de letras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.