São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI investiga ligação entre Hargreaves e Fundação Vivili

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Subcomissão de Subvenções Sociais da CPI do Orçamento vai interrogar hoje o economista José Carlos Alves dos Santos sobre as ligações do ex-ministro-chefe do Gabinete Civil Henrique Hargreaves com a Fundação Vivili, do Piauí. A fundação, que recebeu US$ 1,5 milhão em verbas sociais do Orçamento em 1991 e 92, é presidida por Raimunda Francisca Bandeira de Araújo, irmã de Luiz Bandeira, que era o principal assessor de Hargreaves no Gabinete Civil.
Bandeira prestou depoimento ontem à Subcomissão de Subvenções. Ele não esclareceu a ligação de Hargreaves com a fundação porque alegou durante todo o depoimento que não conhecia o funcionamento da entidade.
Apesar de negar ligações com a entidade, Bandeira admitiu que, em 91, procurou José Carlos Alves dos Santos para pedir a liberação de verbas para a fundação.
O presidente da Subcomissão de Subvenções, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), estranha que um simples assessor fosse capaz de obter tantos recursos com um único pedido a José Carlos. Na época, Hargreaves também era apenas assessor do PFL, mas é citado por José Carlos como membro do esquema.
"É estranho que essa entidade tenha obtido tantos recursos, mas não tenho como incriminar Hargreaves. Amanhã (hoje), José Carlos terá que nos explicar a razão de tanto apreço pela Fundação Vivili", disse Garibaldi. José Carlos deporá a uma comissão que irá ouvi-lo, às 11h, na PF.
Em seu depoimento, Bandeira negou qualquer conhecimento das atividades da fundação dirigida por sua irmã. Afirmou desconhecer a série de irregularidades encontrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na auditoria que realizou na Fundação Vivili.

Texto Anterior: Sopa de letras
Próximo Texto: Sarney fica sem opções para candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.