São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Pior dos mundos; Combustível oficial; Questão semântica; Aquém da meta; Iniciativa privada; Nas duas mãos; Apesar da ingenuidade; O de sempre; Direto das livrarias Pior dos mundos Paulo Nogueira Batista Júnior, da FGV, acha que o Brasil terá o pior dos dois mundos no primeiro trimestre. Sua previsão é de que haverá aceleração da inflação associada à estagnação ou recessão. Combustível oficial Para Nogueira Batista, a estagflação será consequência das medidas econômicas. "O próprio anúncio da URV foi gasolina da fogueira da inflação", diz. E os juros "estratosféricos", além de serem insuficientes para combater a inflação, têm impacto recessivo. Questão semântica Nogueira Batista acha que a última etapa do plano de FHC seria semelhante ao programa argentino, embora sem a rigidez do plano do ministro Cavallo. "Não seria muito diferente do currency board, que o governo tinha rejeitado", afirma. Aquém da meta A Teka - Tecelagem Kuehnrich S/A, de Blumenau (SC), fechou 93 com vendas de US$ 273 milhões, 90% da meta estabelecida no início do ano. Um terço da produção foi exportada. Iniciativa privada O Porto de Imbituba, em Santa Catarina, promete manter a política de redução nas tarifas que vem tirando clientes de outros portos, como o de Santos. A Companhia Docas de Imbituba pretende investir US$ 15 milhões este ano. Nas duas mãos Nelson Freire, da Abinee, diz que o Brasil foi ingênuo ao adotar sua política de comércio exterior. De um lado, afirma, abriu as fronteiras sem negociar com parceiros. De outro, desmontou mecanismos de apoio à exportação, além de exportar impostos. Apesar da ingenuidade Freire estima que a "somatória desses erros" tenha causado prejuízo de bilhões de dólares. Mas as empresas da Abinee se saíram bem em 93. As exportações cresceram 25%, para US$ 2,5 bilhões. O de sempre No boletim da associação, Freire propõe a redução (ou eliminação) de impostos: dos que incidem sobre importação de máquinas, do IPI e dos que oneram a exportação. Direto das livrarias O livro "Marketing Direto ao Vivo no Brasil" conta a experiência de várias empresas nessa área. Entre elas: Banco Itaú, TVA, Amil, IBM Brasil, Sudameris, Grupo Ticket, Natura e Federal Express. Organizado por Silvio Lefevre, sai pela editora Makron Books. Texto Anterior: Tarifas postais têm 1.º reajuste do ano; CUB sobe 31,68% no mês de dezembro; Cesta básica sobe 0,89% em São Paulo; Adria avalia entrada no mercado de molhos Próximo Texto: Na lanterninha; Ainda não; Recado ao investidor; Pé na Europa; Espírito de corpo; Conclusão prevista; Jogo da verdade Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |