São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

8 milhões de crianças trabalham, diz IBGE

DA SUCURSAL DO RIO

Um contingente de cerca de 8 milhões de crianças brasileiras, entre 10 e 13 anos, trabalha. Das 64 milhões de pessoas que formam a população economicamente ativa do país, somente 31 milhões estão cobertas pela Previdência Social. Estes e outros dados farão parte do mapa da situação de emprego que subsidiará os trabalhos da recém-criada Campanha Nacional do Emprego.
A campanha pelo emprego foi idealizada como uma nova etapa da campanha contra a fome. A expectativa dos líderes da campanha, como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é que os 3.720 comitês da campanha contra a fome, hoje existentes no país, se engajem em atividades pela criação de mais empregos.
Sob o título "Mapa do Desemprego", o estudo que subsidiará a nova campanha está sendo elaborado pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A primeira etapa do mapa deverá estar concluída em 30 de janeiro.
Integrada pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e pelo Fonset (Fórum Nacional de Secretários de Trabalho), a campanha foi lançada no início de dezembro. Ontem, na sede do IBGE, foram discutidos os parâmetros que deverão orientar a confecção do mapa.
Taxa de desemprego aberto, percentual de pessoas sem rendimento, pessoas empregadas sem carteira assinada e outros dados constarão da primeira versão do mapa. Dos dados já disponíveis, o IBGE sabe que 37% da população economicamente ativa trabalha com carteira assinada, 27% sem carteira e 23% trabalha por conta própria.
A diretora de Pesquisas do IBGE, Tereza Cristina Araújo, disse que, em março, deverão estar disponíveis, entre outros, dados das características do mercado informal, como o tipo de ocupação.
Programas estruturais ou emergenciais de criação de empregos estarão sendo discutidos, em março, na Conferência Nacional do Trabalho. Uma iniciativa do Ministério do Trabalho, a conferência contará com a participação de entidades da sociedade civil –tanto empresariais como de trabalhadores.

Texto Anterior: Fleury decide manter apoio ao governo
Próximo Texto: 'Eu não esperava por isso"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.