São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Verão do CE ferve com 'oxente-music'

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O trinômio "sol, forró e mar" deverá ser a principal atração desta temorada de férias em Fortaleza. Apostando em conquistar a liderança do turismo nordestino, o governo cearense investiu US$ 2 milhões na promoção da imagem do Estado e estima que 300 mil turistas devam visitar o Ceará nesta temporada.
A "oxente-music" –um ritmo variante do forró que mistura sanfona e guitarras elétricas– é a nova mania entre os cearenses. Animadas por bandas de nomes exóticos como "Mastruz com Leite", "Mel com Terra" ou "Calango Aceso", milhares de pessoas participam das festas que acontecem de segunda a segunda-feira nas cerca de cem casas de forró existentes em Fortaleza.
Todas as semanas, a animação da noite cearense começa às segundas-feiras na praia de Iracema com o já tradicional Forró do Pirata, considerado o preferido dos turistas estrangeiros. O Clube dos Vaqueiros, nas quartas, e o Chico do Carangueijo, nas quintas, são outros pontos de encontro dos forrozeiros.
Nos finais de semana, o arrasta-pé acontece nas barracas da praia do Futuro. A partir das 10h, é comum ver pessoas dançando em plena beira-mar o "puladinho", dança criada pelos apreciadores da "oxente-music". As barracas Subindo ao Céu e Olodum são as mais frequentadas.
Para quem não gosta de agitação, um passeio pelo Parque Ecológico do Cocó –considerado o maior parque urbano da América Latina– é uma boa pedida. Os barzinhos do calçadão da praia de Iracema são ótimos para acompanhar o pôr-do-sol e "points" para paqueras e encontros.
Quem tem mais tempo e dinheiro pode aproveitar e conhecer as praias ainda consideradas "selvagens". Nessa categoria, Jericoacoara, Baleia e Icapuí estão entre as mais belas.
Quem desejar visitar o Ceará deve fazer reservas com antecedência. A rede hoteleira, que dispõe de 12 mil leitos, prevê ocupação total na temporada. As empresas aéreas nacionais devem colocar vôos extras semanais para o sul do país.

Próximo Texto: 'Cicciolinas' invadem Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.