São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença é transmitida através da saliva

JULIO ABRAMCZYK
DA REDAÇÃO

A raiva (ou hidrofobia) é provocada por um vírus que entra no organismo através de ferida da pele em contato com a saliva de um animal contaminado com a doença. Os nervos periféricos situados ao redor da ferida transportam os vírus até a medula e o cérebro, onde se multiplicam. Em seguida, atingem as glândulas salivares, que passam a produzir uma saliva altamente contaminante.
Uma pessoa afetada pela raiva apresenta inicialmente inquietação, que evolui para uma situação de excitação incontrolável, com salivação intensa. Nesta fase, por irritação dos centros da deglutição e da respiração e outros da córtex cerebral, surgem espasmos dos músculos da laringe e da faringe. Esses espasmos são desencadeados quando o doente tenta, inutilmente, tomar água, mas não consegue ingerir o líquido, situação que deu origem ao nome de hidrofobia como sinônimo da doença.
Métodos atuais de suporte nutricional e cárdio-respiratório em alguns casos têm conseguido postergar ou mesmo evitar a morte. Mas, nos casos extremamente graves, nem mesmo esses cuidados intensivos conseguem evitar a falência do sistema nervoso, que leva à morte. (Julio Abramczyk)

Texto Anterior: Prefeitura paga multa diária por manter obra
Próximo Texto: Viaduto fica interditado em dois finais de semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.