São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
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Ficar seguro já está mais barato; O QUE AS SEGURADORAS OFERECEM A MAIS

MÁRCIA DE CHIARA

Ficar seguro já está mais barato
Empresas criam novos produtos; preços caem mas riscos aumentam para os clientes
Uma enxurrada de produtos pode deixar atordoado quem pretende fazer seguro pessoal, da casa ou do carro. O mercado está em plena ebulição. As seguradoras prometem jogar pesado nos lançamentos em 94 e ampliar ainda mais as opções de planos diferenciados e com preços mais em conta. Tudo isso na briga por uma fatia maior de um negócio que movimenta 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
A reviravolta no setor não é de agora. Começou em 87 com a liberação gradual das tarifas, que hoje estão ao sabor do mercado. Quem ganhou foi o consumidor. De lá para cá, o preço do seguro de automóvel recuou 30% e os de residência e de incêndio caíram pela metade, segundo os corretores. Além disso, multiplicaram-se os produtos e os diferenciais oferecidos.
A Itaú Seguros, por exemplo, está tirando do forno na metade deste mês um produto novo: o Auto Básico Perda Total. Esse seguro de automóvel vai ser vendido pela metade do preço de mercado, informa Paulo Eduardo de Freitas Botti, 46, vice-presidente executivo. Com cobertura restrita, ele banca apenas a perda total do veículo. Mais lançamentos estão previstos para maio e a meta é fechar o ano com dez novos produtos nos segmentos vida, saúde e automóvel, o dobro de 93.
A Nacional Seguros também pretende dobrar a oferta de novidades. Estão previstos cinco novos planos para pessoas físicas. O primeiro vai estar disponível no fim de fevereiro. Trata-se de um seguro de vida em que o cliente recebe o valor segurado corrigido em vida.
O Bradesco, com 4 milhões de segurados, planeja cinco lançamentos para este ano. No fim de fevereiro vai oferecer novas coberturas dentro dos planos de saúde e vida. Ainda neste trimesstre, incrementa o segmento de seguros de automóveis com cobertura de assistência técnica. "A ênfase é na prestação de serviço", diz o vice-presidente, Carlos Frederico da Motta, 70.
A Sul América Seguros tem a mesma linha. Reservou para este ano US$ 25 milhões para melhorar a infra-estrutura de serviço. A empresa líder de mercado, com cinco milhões de segurados, programa cerca de 30 lançamentos para 94. A primeira leva vai estar disponível no segundo trimestre. São planos mais econômicos também nas áreas de saúde, vida e previdência, informa o vice-presidente de marketing e planejamento, Felice Foglietti, 54.
O Bamerindus vai desovar cinco novos projetos em 120 dias. Três deles de seguro pessoal. "O grande filão do mercado hoje é o seguro de saúde com a falência do sistema da cobertura do Estado", diz o gerente de desenvolvimento de produto, Alcides Guerra, 39.
Guerra faz questão de manter em segredo os detalhes sobre os lançamentos. Concorda, no entanto, que o caminho para fisgar o consumidor é agregar valor aos produtos ampliando os serviços.
Hoje, por exemplo, o Bameirindus fornece extrato com valores segurados corrigidos.
Se por um lado o consumidor ganha com o maior leque de produtos, preços e serviços oferecidos, o risco de não receber a indenização é maior. "Quem só oferece preço mais barato pode estar na iminência de quebrar", diz o consultor Antonio Penteado Mendonça, 41. Segundo ele, tem empresa que vende seguro abaixo do custo e se sustenta apenas no giro financeiro patrocinado pela inflação alta. Se a inflação cair, a empresa não tem como pagar as indenizações.

O QUE AS SEGURADORAS OFERECEM A MAIS
AGF
automóvel: socorro mecânico, reboque, transporte e hospedagem em hotel fora da cidade em caso de pane. Paga indenizações em até 5 dias úteis após a entrega dos documentos. Dá desconto de 5% para o segundo veículo segurado. Faz vistoria em casa. Despachante gratuito em caso de roubo ou perda total.
residência: só incêndio é cobertura básica. Limita todas as coberturas em 50% do valor do incêndio.
profissional: apólice única cobre renda, vida, patrimônio e despesas fixas em casos de invalidez permanente ou morte.
BAMERINDUS
automóvel:socorro mecânico e guincho. Atendimento 24 horas.
residência: entrega a apólice no fechamento do contrato. Atendimento 24 horas. Dá desconto na cobertura de roubo conforme as condições de segurança. Presta serviços a domicílio nos casos em que o evento coberto torne inabitável a reidência.
vida: plano Vidainvest 75 pode ser recebido em vida. No fim do contrato, resgata-se 75% das mensalidades pagas corrigidas. O plano Vida Plena não tem exame médico e nem prazo de carência. Cobertura não entra em inventário, não responde por dívida, não pode ser penhorada e nem paga IR.
BRADESCO
automóvel: cobre a despesas de reboque; oficinas conveniadas em todo o país e atendimento telefônico nacional.
residência: cobre integralmente os prejuízos e não exige vistoria prévia quando valor segurado é de até 100 milhões de IDTR.
saúde: atendimento telefônico 24 horas. Em caso de morte do titular, os dependentes citados podem usar o seguro por cinco anos gratuitamente.
vida e acidentes pessoais: dispensa exame médico.
NACIONAL
automóvel: franquia regressiva; pagamento da indenização em 7 dias após a liberação dos documentos; desspachante em casos de perda total; guincho; atendimento 24 horas.
residência: cobre danos à família e ao veículo dentro da garagem.
vida: vigência imediata; sorteios semanais que permitem receber em vida o valor segurado para morte natural; dispensa exame médico; pagamento da indenização em 7 dias úteis; desconto para casal; adianta 10% da indenização para despesas imediatas; indenização está isenta de impostos e não entra no valor do inventário.
PORTO SEGURO
automóvel: central de atendimento 24 horas, instala alarme; revisa sistema de iluminação; faz diagnóstico do sistema de freios; assistência mecânica e elétrica 24 horas sem limite de quilometragem.
vida: sem prazo de carência; cobertura começa no dia subsequente ao pagamento do seguro ou da primeira parcela.
saúde: sem limite de idade; atendimento 24 horas
ITAÚ
automóvel: serviço de guincho, despachante e oficina.
residência: indeniza em 7 dias úteis após apresentação dos documentos.
vida: paga em 5 dias úteis após o aviso do sinistro com apresentação dos documentos.
saúde: não há carência para coberturas básicas.
SULAMÉRICA
automóvel: socorro mecânico e elétrico; remoção de acidentados; acompanhante em caso de hospitalização; guincho; motorista substituto, hospedagem.
residência: desconto crescente de acordo com o número de garantias contratadas, desconto especial em condomínios fechados, atendimento 24 horas.
saúde: dependentes ficam cobertos gratuitamente por cinco anos na morte do titular; remoção de acidentados para hospital; acompanhante em caso de hospitalização.
PARA SABER MAIS
AGF (0800) 11-1001
BAMERINDUS (041) 800-5022
BRADESCO (021) 800-8466 ou (021) 563-1321
(cidade do Rio de Janeiro)
ITAÚ (0800) 11-4488 ou (011) 577-7811
(Grande São Paulo)
NACIONAL (021) 800-6911
PORTO SEGURO (0800) 11-0801
SULAMÉRICA (021) 800-1550
Fonte: Empresas

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