São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Projeto estimula parceria internacional

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Promover parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras é o objetivo do Programa de Cooperação Internacional para Pequenas e Médias Indústrias, que está sendo desenvolvido em conjunto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresrs) e ONU (Organização das Nações Unidas).
O programa, que vem funcionando há um ano e meio em caráter experimental, visa a criação de parcerias tecnológicas, comerciais e financeiras entre as empresas. Segundo Antônio Rubem Leitão de Campos, 48, chefe da divisão de informação tecnológica do departamento de assistência à média e pequena indústria da CNI, 220 empresários já se inscreveram no programa e 80 já iniciaram algum tipo de negociação com as empresas estrangeiras.
Para participar do programa, a empresa deve preencher um formulário próprio de inscrição, distribuído pelas federações estaduais da indústria e pela CNI. Depois de preenchido, a CNI encaminha o formulário para o escritório da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), na França.
Na Onudi, técnicos procuram em um cadastro formado por cerca de 2.500 empresas européias se alguma teria interesse na parceria. "Por enquanto, os setores em que o intercâmbio tem se mostrado mais viável são os de informática, eletroeletrônica e biotecnologia", afirma Campos. A meta do programa é, ao longo deste ano, agregar ao cadastro da Onudi empresas da Asia, Estados Unidos, Canadá e América Latina.
A cada 90 dias, a CNI faz um acompanhamento do estágio de negociação entre as empresas nacionais e estrangeiras. Porém, ainda não foram registrados negócios concretos.
Uma das ações do programa aconteceu em outubro passado, quando 17 empresários brasileiros compuseram a delegação que foi representar o Brasil na Sitef 93, feira de tecnologia avançada, em Toulouse (França). A CNI e o Sebrae financiaram hospedagem, alimentação e infra-estrutura local.
Outro projeto para o desenvolvimento de pequenas e micro empresas, que vem sendo patrocinado pela ONU e pelo Sebrae, é o Empretec. O objetivo é promover o crescimento das empresas, através do intercâmbio entre empresários de países do Terceiro Mundo e cursos de treinamento onde se dá a assistência técnica necessária para estimular a competitividade.

ONDE ENCONTRAR
Sebrae SP - tel. (011) 270-3988; CNI - tel. (021) 292-7766 r.323

Texto Anterior: Empresas oferecem escritório "virtual"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.