São Paulo, domingo, 9 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Saiba tudo sobre o novo Chevrolet Corsa

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Veículos desvenda o segredo do Corsa, novo carro pequeno da Chevrolet. A versão brasileira definitiva –pronta e já emplacada– foi surpreendida em São José dos Campos (SP), onde vem sendo produzida pela montadora desde novembro. O modelo será apresentado em 18 de fevereiro, na Espanha, mas chega às lojas no início de março.
Fotos inéditas revelam o Corsa "popular". A versão flagrada trazia na traseira a inscrição 1.0 EFI (motor exclusivo do modelo brasileiro), indicando a existência de injeção central de combustível –uma de suas principais novidades. Veículos também apurou detalhes de acabamento do carro.
A versão "popular" se chama Wind e tem preço de US$ 7.200. Ela traz ainda opção de motor 1.4 (leia texto abaixo). As demais versões são a GL (1.4 de luxo), que chega em julho próximo com preço acima de US$ 10 mil, e a GSi (esportiva), prevista para o final do ano.
Inspirado na versão básica do modelo na Europa, o Wind traz painel e revestimentos de portas (moldados em relevo) idênticos ao similar europeu.
O quadro de instrumentos tem forma semicircular e agrupa o essencial: velocímetro, marcadores de combustível e de temperatura, odômetro total e luz-espia para controle de avarias na injeção eletrônica. As versões GL e GSi possuem ainda mostrador digital na parte superior do painel, que –entre outras funções– indica a posição do dial do rádio.
O Corsa "popular" traz de série retrovisor do lado direito, espelhos com controle interno, bancos revestidos em tecido, porta-objetos nas portas, canaletas no teto para bagageiro e temporizador do limpador de pára-brisa e esguichador elétrico.
A versão fotografada não tinha limpador e desembaçador no vidro da tampa de trás; a janela lateral traseira era fixa. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e teto solar serão equipamentos exclusivos das versões GL e GSi.
O Wind 1.0 a gasolina tem cerca de 50 cv; a potência sobe para 53 cv na motor movido a álcool. A versão GL 1.4 a gasolina beira os 60 cv e vem com pneus mais largos: medida 165 no lugar de 145. Todos com tanque de 45 litros e porta-malas com capacidade para 680 litros (com o banco traseiro rebatido). O peso do carro brasileiro deve ficar em torno de 900 kg.
Topo de linha do modelo, a versão GSi será igual à sua similar européia. Com motor 1.6, cabeçote de 16 válvulas, injeção multiponto e 109 cv de potência, atinge velocidade máxima de 195 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 9,5 s, segundo a Opel (seu fabricante na Europa).
A GSi dispõe de teto solar, antena na capota, apoios para a cabeça atrás; aerofólio, saias laterais e espelhos vêm pintados na cor do carro; os pára-choques são integrados à carroceria.

Próximo Texto: Modelo atual foi lançado em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.