São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Atividade física reduz chance de engravidar

Mas trabalhar tem pouca relação com abortos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O nível de atividade física de uma mulher em casa ou no trabalho parece afetar as chances de ela ficar grávida ou ter abortos espontâneos. Esses resultados foram divulgados hoje em dois estudos na revista "Epidemiology".
Pesquisadores holandeses da Universidade de Nijmegen examinaram a fecundidade e o ciclo menstrual de 260 funcionárias de 39 hospitais. Eles concluíram que, embora a atividade física não altere os ciclos menstruais, mulheres que trabalham em horários irregulares e despendem mais energia são menos bem-sucedidas ao tentarem engravidar.
"Atividade física moderada, como a das faxineiras, do pessoal da cozinha e das secretárias de hospitais, parece afetar o sistema reprodutor feminino", escreveram os pesquisadores.
Mas os autores do estudo concauíram que "a fecundidade parece ser um parâmetro mais sensível às mudanças biológicas que o ciclo menstrual".
Aborto espontâneo
Ficar de pé mais de oito horas por dia e já ter abortado são os fatores que mais predispõem a um aborto espontâneo, de acordo com trabalho de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, também publicado hoje na "Epidemiology".
O mesmo estudo concluiu, entretanto, que carregar pesos durante a gravidez, realizar serviços domésticos ou cuidar de crianças têm influência mínima no risco de abortar. Os cientistas estudarem mulheres que exerceram atividades físicas durante a gravidez –607 que abortaram e 1287 que tiveram partos normais.
Daniel Cramer, do Hospital Brigham e da Mulher, em Boston, recomendou em editorial que "seria prudente advertir uma mulher que já perdeu um filho dos riscos de um trabalho que a obrigue a ficar de pé durante muito tempo".

Próximo Texto: Controle de preços; Vida curta; Segunda safra; Nova categoria; Mamãe eu quero; Chame o fiscal; Embrionário; Barrado no baile; Pierrô e colombina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.