São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo do INSS analisa atendimento a segurado

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Previdência Social, Sérgio Cutolo, deve enviar a São Paulo ainda em janeiro uma "força-tarefa". Esse é o nome que está sendo dado dentro do ministério a um grupo de técnicos encarregados de analisar e apresentar propostas de sugestões para melhorar o atendimento aos segurados do INSS no Estado.
São Paulo é o Estado que tem o maior número de benefícios pagos por mês: 3,1 milhões do total de 14,1 milhões registrados em dezembro. A "força-tarefa" deve ficar em São Paulo por um período de aproximadamente 25 dias para analisar os procedimentos de atendimento aos segurados, administrativos e as rotinas nos processos de fiscalização.
Na área de atendimento, o principal problema enfrentado hoje são as filas e o número de benefícios represados –com pedidos feitos e ainda não liberados. Dados do INSS mostram que há 117 mil benefícios parados em São Paulo contra 265 mil em todo o país. Desse total, 33 mil são por falta de documentos. Apenas 55 dos 172 postos do INSS no Estado estão informatizados.
Em 93, o INSS concedeu 511 mil aposentadorias e pensões em São Paulo. Em mais da metade dos casos houve demora de mais de 45 dias no pagamento –pior desempenho do país.
O ex-ministro Antônio Britto indicou no ano passado Milton Moretti como superintendente do INSS no Estado. Moretti é considerado um administrador competente e ocupava antes o cargo de diretor de arrecadação e fiscalização do INSS. Agora, Cutolo pretende enviar sua "força-tarefa" para trabalhar em conjunto com Moretti. São Paulo servirá de projeto-piloto para a implantação do sistema em outros Estados.

Texto Anterior: Abrapp vai à Justiça contra compra de NTN
Próximo Texto: Morete contesta números
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.