São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
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PDA e máquinas híbridas causam sensação

DA REPORTAGEM LOCAL

A sensação deste ano no mercade computadores serão os micros a caneta e híbridos. "O portátil do futuro não será PDA (assistente digital pessoal) nem notebook, mas um filho das duas tecnologias", diz Marçal Borborema, diretor de marketing da ACBr. Um exemplo desse novo tipo de portátil é o Concerto da Compaq, lançado no final de 1993. O micro possui teclado e tela com reconhecimento de escrita a caneta.
Apesar de ganhar projeção, isso não quer dizer que os micros híbridos e a caneta sejam os mais vendidos. Sidnei Brandão, 38, diretor da ACBr (distribuidora da Acer), afirma que em 1994 vão aparecer muitos modelos novos, mas os equipamentos ainda estarão sendo aperfeiçoados e em busca de um padrão. "O mercado vai dizer à industria o que quer dessas máquinas", afirma.
A Apple, na opinião dos analistas do GartnerGroup, poderá ser a líder no mercado de PDA com o Newton. A abertura da tecnologia para outros fabricantes, como a Sharp, pode garantir seu sucesso.
A IBM também aposta no mercado de micros a caneta (PDA). A empresa lançou em novembro na Comdex/Fall'93, feira de informática dos EUA, o Simon, que estará à venda no país até junho. O equipamento, pouco maior que um micro de bolso, traz agenda, fax/modem e telefone celular.
Nesse segmento também está a AT&T com seu comunicador pessoal EO. Apresentado em vários modelos 386 e 486, o equipamento tem fax/modem, telefone celular, organizador de mesa, entre outros programas. A empresa já anuncia o equipamento do futuro. Com recursos similares aos do EO, a máquina –com desenho inovador– terá também videoconferência com tradução simultânea para vários idiomas.
Enquanto os micros a caneta conquistam o mercado, os fabricantes de notebooks e subnotebooks, segundo Silvio Genesini, da Andersen Consulting, vão passar o ano aprimorando seus produtos. A Epson anuncia novos portáteis mais leves.
Os adeptos dos portáteis já não precisarão se sentir na berlinda com a multimídia. As opções disponíveis no mercado ainda são poucas e necessitam de melhorias técnicas. Mas o número de notebooks e subnotebooks com CD-ROM deve aumentar. A Panasonic lançou na Comdex/Fall'93 o notebook 486SL por US$ 2.599. O CD-ROM opcional está sendo vendido a US$ 499.
O uso de disco rígido, interface de rede e fax/modem no formato de cartões PCMCIA (padrão criado pelas indústrias), é uma tendência irreversível. O GartnerGroup, representado no país pela SS&IG, estima que em 1997 haverá no mercado mundial 10 milhões de notebooks e mais de 12 milhões de micros a caneta com conectores para PCMCIA.
A melhoria da capacidade de comunicação das máquinas também estará em pauta. Vários modelos, como o The Poqet PC, da Fujitsu, que a Mundo Celular está lançando no Brasil, virão com telefone celular. (MEyM)

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