São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta disputa contra Intel

DA REPORTAGEM LOCAL

Os processadores de arquitetura RISC (computador com sistema de instruções reduzido) saem de seu domínio entre estações gráficas para chegar também ao ambiente dos micros.
A IBM lança este ano micros portáteis e de mesa com o processadores RISC PowerPC para concorrer direto com os PC de processador Intel 486 e Pentium. A Digital também investe no mundo RISC. A empresa lançou no ano passado o AlphaPC, micro de 64 bits para competir com as máquinas Pentium (de 32 bits). Além disso, está lançando a família de micros Intel DEC XL –vários modelos 486SX e 486DX– com atualização para AlphaPC. Pode-se trocar o chip Intel 486 pelo Alpha.
Com essas novidades, o mercado de computadores pessoais poderá não ter mais o domínio absoluto da Intel. Mas a chegada dos novos produtos, somada à concorrência da Apple, que passa a fabricar os Macintosh com o processador PowerPC, criado em conjunto com a IBM e Motorola, não tira a liderança da Intel.
A despeito das críticas e dúvidas sobre a consolidação do Pentium, os analistas de mercado têm como certo o sucesso do produto ( veja quadro sobre evolução dos processadores). "O tempo de maturação do Pentium será mais rápido do que dos chip 486", afirma Luís Guisasola, diretor-geral da Intel Brasil.
A empresa, segundo o executivo, estará pronta para atender à demanda do mercado no próximo trimestre. A partir daí, a briga pelo mercado vai depender do marketing de cada empresa e, é claro, da qualidade dos microprocessadores.
A Digital tem como argumento o fato de seu processador ser de 64 bits. O Pentium é de 32 bits. A IBM diz que o PowerPC (de 32 bits) processa cálculos de ponto flutuante com maior rapidez. Mas Guisasola afirma que essa característica só é importante para aplicações científicas. Além disso, o Pentium tem aliados de peso, como a própria IBM, a Digital, a Compaq e a Acer, que fabricam PC. (MEyM)

Texto Anterior: Gigantes vão impor sistema operacional
Próximo Texto: Direitos autorais atingem a CompuServe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.