São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amamentação reduz as chances de mulher desenvolver câncer na mama

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mulheres que amamentam podem ter risco reduzido de ter câncer na mama. Estudo publicado hoje no "New England Journal of Medicine" sugere que amamentar quando jovem e durante períodos mais longos diminui as chances de desenvolver o câncer. O risco reduzido permanece apenas até que a mulher chegue à menopausa.
"Se as mulheres que não amamentam ou que amamentam durante menos de três meses estendessem esse período para até 12 meses, o câncer de mama antes da menopausa cairia em 11%", disseram os pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA). Produzir leite por mais de 24 meses poderia reduzir o risco em até 25%.
A equipe de Polly Newcomb foi a primeira a verificar que o período de amamentação tem influência no risco do câncer. Também foi a primeira pesquisa a relacionar o risco à idade em que as mulheres amamentam. Foram comparadas 5.878 mulheres que tiveram câncer de mama com 8.216 que não tiveram.
Pesquisas anteriores sugeriam um pequeno benefício da amamentação, mas a equipe de Newcomb concluiu que, de modo geral, amamentar diminui em cerca de 22% a probabilidade de ter câncer de mama.

Texto Anterior: União Européia quer discutir fertilidade
Próximo Texto: No elevador da Fazena 1; No elevador da Fazenda 2; Ganhando tempo; Na defesa; Não querem mais nada; De molho; Fazendo cálculos; Mosca azul; Troco; Equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.