São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bola da vez

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Joaquim Roriz vinha bem, até que inventou um acordo eleitoral com Leonel Brizola. Aproximou-se do senador pedetista Pedro Teixeira e foi perdendo a ligação com os pefelistas. Era um acordo regional, válido só em Brasília, mas acabou com a imunidade do governador. Seu bombardeio começou junto com a semana e ontem ele já era tratado como "a bola da vez".
A expressão é do TJ Brasil, mas a escolha de Joaquim Roriz como a bola da vez foi da Globo. Não que o governador não mereça, mas o privilégio para o seu caso é de dar pena. Até o aliado que provocou tudo, Pedro Teixeira, já anunciou que quer distância do governador, anteontem, no Jornal da Record. Como disse o mesmo TJ, "fecharam o cerco" e não há mais o que fazer.
Gangsterismo
O Aqui Agora é que está certo. "Gangsterismo sindical toma conta do ABC." A chegada policialesca de Cícero Bezerra para a posse no sindicato dos rodoviários; a nova acusação de que um diretor da entidade ajudou a matar Oswaldo Cruz; a crítica do próprio Lula, afirmando no Opinião Nacional que quando estava no sindicalismo do ABC a coisa não era assim, tão violenta.
Tudo é prova do "gangsterismo". A morte de Oswaldo Cruz, se não serve aos interesses mais imediatos dos adversários eleitorais de Lula, está atingindo seu PT na mística que acompanhava a legenda desde a virada dos anos 70. É um baque que pode ter um efeito mais devastador do que qualquer distorção que a Globo venha a montar, exumando os sindicalistas mortos.
Como já fazia, ainda ontem, no Jornal Nacional, com um tal de Bruce Lee. Um mártir para a Força Sindical.
Reencarnação
E pode ser que Itamar Franco tenha razão, afinal, quanto ao seu tão querido fusca. Em programa especial sobre o futuro dos automóveis, a rede CNN apresentou ontem "a reencarnação do besouro da Volkswagen, agora chamado simplesmente de Conceito Um". É um carro experimental da fábrica, extremamente parecido com o fusca e que tem boas chances de entrar em produção. Para a alegria de Itamar.

Texto Anterior: Congresso adia CPI da CUT para março
Próximo Texto: Italianos ignoram desvio de verbas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.