São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hoje é o último dia para pagar o IPVA com desconto de 32% em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o último dia para se pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), no Estado de São Paulo, com desconto de 32%. Como o desconto embute juros nominais de 47% ao mês, esta opção deixa de ser vantajosa se o contribuinte conseguir rendimento superior a este percentual em uma aplicação financeira.
E é justamente isto que deve acontecer, segundo analistas do mercado financeiro. Os CDBs estavam pagando ontem, para grandes quantias, taxa de 51%. Como o governo utiliza a média das taxas de três dias dos CDBs para calcular a TR, que corrige a poupança, o rendimento desta aplicação também deve ficar em torno dos 50%.
As outras duas opções para pagar o IPVA são: à vista, sem desconto, até 17 de fevereiro: ou a prazo, em três parcelas, com vencimento hoje, em 17 de fevereiro e 14 de março.
A pior opção é o parcelamento, que embute juros reais –acima de inflação– de 57,3% ao mês, segundo José Dutra Vieira Sobrinho, professor de matemática financeira. Para ele, o acréscimo no parcelamento pode chegar a 110% ao mês. "Os juros são tão elevados que o governo deveria dispensar a correção das duas últimas parcelas pela Ufesp (a unidade fiscal do Estado)", diz.
Quem perder os prazos de pagamento do IPVA vai pagar multa de 20% (sobre o valor corrigido pela Ufesp), mais juros de mora de 1% ao mês. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda do Estado, o governo paulista estima arrecadar, com o IPVA, US$ 150 milhões.

Texto Anterior: Aluguel sobe até 509% este mês
Próximo Texto: INSS cancela mais de 500 mil benefícios de segurados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.