São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prestação indexada pela TR pode subir até 50% este mês

DA REPORTAGEM LOCAL

A TR (Taxa Referencial de Juros) este mês está provocando alegrias e tristezas. Alegria para quem aplicou na caderneta de poupança. Tristeza para aqueles que têm contratos a pagar corrigidos pela própria TR. São os casos de muitos consórcios, aluguéis de telefones e de financiamento de imóveis pela carteira hipotecária.
Depósitos feitos nas contas de poupança terça e quarta-feiras passadas deverão ter rendimento próximo a 50% no dia do "aniversário", em fevereiro. É um prêmio para o aplicador. Já um mutuário da casa própria, por exemplo, que tem seu contrato datado nestes dias, terá sua prestação mensal reajustada pelo mesmo indexador. É um castigo para o mutuário.
"A TR reflete o nível de inflação, os juros do mercado financeiro e também o número de dias úteis", diz Antonio Luís Fonseca, diretor da área de poupança do banco Real. Ele acredita, porém, que a face cruel da TR este mês deverá ser compensada no longo prazo. "No período de um ano, a TR e a inflação tendem a se equilibrar", afirma.
Com exceção do IGP, que em 93 ficou em 2.708%, outras taxas de inflação ficaram um pouco acima da TR do ano passado. Em 93, a TR variou 2.475% e as demais taxas de inflação ficaram em 2.489% (IPC), 2.491% (Fipe) e 2.567% (IGP-M).
O diretor do banco Real também destaca que, depois que a TR passou a ser diária –em maio de 93–, os contratos deixaram de ser reajustados pela TR mensal. Até então, era usada a TR do primeiro dia útil de cada mês. "Agora, se o contrato foi feito no dia 11, as prestações serão reajustadas de acordo com a TR desta data", afirma.
Com isto, a remuneração da poupança e os reajustes de prestações acabam sendo diferentes em um mesmo mês. No dia 1.º de janeiro, a TR ficou em 41,44%. No dia 3, em 47,19%. Já no dia 7, caiu para 42,54%. E, no dia 11, disparou para 49,34%. Flavio Pacheco, diretor da Acrefi (Associação das Empresas de Investimento, Crédito e Financimento), sugere perguntar como será feita a correção das prestações antes de entrar em um financiamento.

Texto Anterior: O início oficial do federalismo
Próximo Texto: Crediário elimina TR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.