São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

EUA apuram inflação de 2,7% em 93

A inflação nos EUA em 1993 foi de 2,7%, o menor índice em sete anos, e as vendas no varejo cresceram 6,2%, o melhor resultado desde 1989. Em 1992, a inflação havia sido de 2,9% e as vendas haviam crescido 5,2%. Os dois dados, divulgadas ontem, foram comemoradas pelo governo Clinton como sinais de sucesso de sua política econômica.
O pequeno aumento dos preços ao consumidor foi explicado pelo menor crescimento dos custos médicos em duas décadas e pela queda nas tarifas de energia. O bom resultado do comércio ocorreu porque as baixas taxas de juros estimularam os americanos a comprarem mais produtos caros, como automóveis e mobília.
As expectativas da maioria dos economistas para 1994 são de outro ano de crescimento moderado da atividade econômica, inflação estabilizada, aumento das vendas no varejo e pequena diminuição no índice de desemprego.
O nível de confiança pública na economia do país está crescendo, segundo todas as pesquisas de opinião. Os temores de que o governo Clinton iria provocar aumento da inflação parecem superados. (CELS)

Texto Anterior: Escândalos abalam o governo John Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.