São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grau de especialização pode derrubar barreira da idade

DA REPORTAGEM LOCAL

Profissional 'raro' segue outras regras
Procurar um emprego aos 61 anos costuma ser uma tarefa difícil. Mas quando a pessoa carrega longa experiência em uma área altamente especializada e para a qual existem poucos profissionais no mercado, o grau de dificuldade muda. Até mesmo as regras para a elaboração de um bom currículo acabam se alterando: os detalhes tornam-se preciosos e se estender por várias páginas não é considerado um pecado.
Essas são algumas das observações do consultor Rubens Panelli, 57, diretor da Executives Assessoria Empresarial, sobre o currículo enviado pelo engenheiro industrial Rolf Eberhard Alexander Mentzel, 61. "Ele ainda trabalha numa área técnica muito especial –de projetos, instalação e montagem de equipamentos pesados– e sua experiência deve ser valorizada", afirma Panelli. "Não vale a pena resumir as informações incluídas no item 'Experiência Profissional', bem como as menções a cursos e congressos de que participou" (veja quadro ao lado).
Embora as grandes empresas dêem preferência a profissionais jovens, o fator idade não chega a ser um agravante no currículo do engenheiro industrial. "Seu perfil é interessante para empresas de equipamentos pesados", diz Panelli.
Segundo ele, além de algumas alterações no texto do currículo, Mentzel deverá tomar cuidado ao endereçá-lo. "Como pretende continuar na área técnica, seu currículo deve ser encaminhado a diretores industriais ou de engenharia, com mais condições de avaliá-lo que um homem de recursos humanos."

Leitores podem enviar seus currículos para Caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900. A Redação selecionará currículos exclusivamente para análise por consultores.

Texto Anterior: O que diz a CLT sobre doenças no trabalho?
Próximo Texto: Escola 'busca' brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.