São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

TUDO LIMPO NO VERÃO

MARIA LUÍSA CAVALCANTI
DA ENVIADA ESPECIAL

Neste verão, quem sujar a praia vai pagar. Pelo menos, no litoral norte. Em 20 praias de São Sebastião, há um guarda ambiental e dois monitores para evitar que qualquer descuidado suje a paisagem e o ambiente.
Além de orientar os banhistas para fazer a separação do lixo, a equipe da Operação Verão Limpo, da Prefeitura de São Sebastião, está autorizada a multar os infratores. Quem jogar lixo na praia está se arriscando a pagar cerca de CR$ 102 mil (valor aproximado para 500 Ufir).
Segundo Regina de Paiva Ramos, 60, secretária do Meio Ambiente de São Sebastião, a operação está tendo sucesso. "Não temos mais onde colocar tanta sucata recolhida."
Frequentadores antigos de Maresias e de outras praias do litoral norte são os que mais atacam a farofa. "Há três anos, isso aqui era maravilhoso. Não tinha muita gente, era bem limpo", comenta a estudante Fernanda Nunes Dias, 13.
Por outro lado, quem está estreando nessas areias fica impressionado com a preservação do local. É o caso do estudante Fábio Ferraresi, 14, que veio com os amigos de Palestina (490 km a noroeste de São Paulo) para Camburi, onde comemorou a formatura de 8.ª série. "Achei essa praia aqui demais. Não tem nada de sujeira."
Os eco-patrulheiros informais também estão alerta. "Sujar a praia é pura ignorância", dispara o estudante Carlos Henrique Lautenshlager, 13, que adora pescar em Maresias.
Além do cuidado com a natureza, a moçada também deve se preocupar com a saúde nessa época do ano (veja teste elaborado pelo médico Jairo Bouer). ( Maria Luísa Cavalcanti)

Texto Anterior: Reggae de Pato Banton rola no Brasil esta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.