São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Importado–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––17/01/94––––Autor: <PW:Popup,2,0.5>CLAUDIA PAS<LT> .<PW:Popup,1,2.5>BWAB

IMPORTADO
Coletânea de lados B e hits do Prince está sendo importado pela Warner. PÁG. 4
Mostra revela gênese da foto de moda–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––17/01/94––––Autor: FERNANDA SCALZO CLAUDIA PAS . BWAB
bwab
BWAB
bwab
.
Editoria: ILUSTRADAPágina: 5-1
Edição: NacionalTamanho: G 458 palavrasJAN 17, 1994
Legenda Foto: Susie Biek posa para Nick Knight num modelo Yamamoto; Trabalho feito em 49 pela fotógrafa norte-americnana de ascendência russa Lilian Bassman; Foto de Frank Horvat (1962) e de Erwin Blumenfeld (1947); À direita, foto do italiano Paolo Roversi para o estilista japonês Yamamoto
Crédito Foto: Fotos reprodução
Observações: COM SUB-RETRANCA

Mostra revela gênese da foto de moda
"Vanités", que inaugura novo centro em Paris, traz um século de imagens de mulheres
FERNANDA SCALZO
De Paris
Ao longo deste século de fotografia de moda, os profissionais têm entrado e saído dos estúdios, privilegiado o flagrante espontâneo ou a composição estudada, passado ao flagrante estudado ou à composição espontânea. "Vanités", a exposição que inaugurou o Hôtel Salomon Rothschild como novo centro nacional de fotografia em Paris, revela a gênese dessa profissão, começando com os irmãos Nadar (nos idos de 1870), quando uma foto de moda e um retrato de mulher eram artes indistintas.
Depois vieram o desejo da rua, os flagrantes nas corridas de cavalos, nos parques, como os registrados pelos irmãos Seeberger nos anos 10. Com as vanguardas do começo do século, as fotografias de moda fizeram seu foco "art-déco", futurista, cubista, dadaísta. Mas independente da tendência, as fotos ganharam em composição, em pesquisa estética e, por consequência, em desenvolvimento técnico.
A fotografia de moda aparece também como responsável pela imagem da mulher neste século. A mulher romântica dos anos 40, a esportiva e despojada do pós-guerra, a fatal dos 50, a irreverente dos 60, a liberada dos 70, estão todas retratadas. Via de duas mãos, a mulher busca sua imagem na revista de moda e a revista busca a imagem na mulher. É uma questão de ovo e galinha saber quem está na origem dos gêneros que se foram criando nestas décadas. Mas o fato é que a fotografia e as revistas popularizaram a moda e a tornaram uma identidade entre as mulheres.
A exposição "Vanités", aberta até o próximo dia 7, mostra trabalhos de 22 fotógrafos (leia texto abaixo), um vídeo-depoimento da ex-modelo e fotógrafa Sarah Moon (para quem uma mulher + uma roupa - a moda) e dois extratos do filme de William Klein sobre Yves Saint-Laurent. "Vanités" mostra ainda 30 fotos de Julien Clapot tiradas na rua. Em junho do ano passado, num domingo de manhã, Clapot armou um pano numa praça no bairro de Montmartre, para fazer as vezes de um estúdio, e foi pedindo aos passantes que posassem para ele. O resultado são velhos, crianças, jovens, casais ou famílias inteiras em trajes e humor de domingo –isto é, os mais diferentes que se pode imaginar.

Exposição: Vanités
Onde: Centro Nacional da Fotografia - Hôtel Salomon Rothschild (11, rue Berryer, 75008, Paris)
Quando: Das 12h às 19h, às segundas e de quarta a domingo. Até 7 de março
Ingresso: 30 francos (cerca de USS 5,5)

Próximo Texto: Quem participa da exposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.