São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Sun Sessions" traz os primórdios de Elvis

HÉLIO GOMES
DA REDAÇÃO

Elvis Aaron Presley era apenas mais um dos rapazes de Memphis que deliravam com os filmes de James Dean e as canções de grupos como os Inkspots. Numa tarde do verão de 53, ele resolveu parar seu caminhão em frente à gravadora Sun Records e gravar duas canções num compacto em acetato. Não é possível saber se o seu objetivo era presentear sua mãe –conforme reza a lenda– ou massagear seu próprio ego.
Controvérsias à parte, começava ali a carreira do cantor de maior sucesso da história da música pop. Depois dessa primeira sessão de gravações, Elvis foi chamado por Sam Phillips –dono da Sun– para tornar real um de seus maiores objetivos comerciais: lançar no mercado um cantor branco, perfeitamente aceitável pelo conservadorismo norte-americano, que cantasse como um negro descendente direto da linhagem tradicional do blues.
O relançamento em CD do histórico "The Sun Sessions" pela BMG-Ariola recupera esse momento. Suas 16 canções trazem Elvis em sua roupagem mais cru, armado de seu violão e ao lado de dois dos mais importantes músicos dos primórdios do rock'n'roll, o guitarrista Scotty Moore –a antítese da selvageria de Chuck Berry– e o baixista Bill Black. Algumas das gravações, feitas entre julho de 54 e setembro de 56, ainda trazem a participação do baterista D. J. Fontana.
"The Sun Sessions" traz algumas das pedradas fundamentais do rock'n'roll e baladaças clássicas, como "That's All Right", "Good Rockin' Tonight" e "Blue Moon". Sua audição é um verdadeiro exercício passional. É impossível manter-se imune à paixão e à energia que transbordam das caixas de som.

Título: "The Sun Sessions"
Intérprete: Elvis Presley
Lançamento: BMG-Ariola
Preço: CR$ 5.000 (o CD, em média)

Texto Anterior: Bee Gees chega em CD com economia
Próximo Texto: Olhar para fora faz ver o caminho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.