São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão diz que julga cassação em 35 dias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Comissão diz que julga cassação em 35 dias
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), deputado José Dutra (PMDB-AM), acredita que a comissão pode concluir o processo de cassação dos parlamentares condenados pela CPI do Orçamento em 35 dias. Depois de passar pela CCJ, o processo vai a julgamento no plenário da Câmara.
Dutra não vai presidir o processo. Ele deixa a presidência da CCJ no dia 15 de fevereiro. Está quase definido o nome do deputado José Thomaz Nonô (PMDB-AL) para substituí-lo.
Pelo regimento da Câmara, é a Comissão de Justiça quem ouve a defesa dos deputados acusados e propõe sua cassação ao plenário ou o arquivamento do caso. A comissão pode ainda dar parecer pela suspensão temporária do mandato. No Senado, onde o processo é mais demorado, a Comissão de Justiça apenas se manifesta sobre a admissão ou não da acusação. O processo fica a cargo de uma comissão especial.
Diligências
José Dutra acredita que o processo poderá ser concluído na Câmara em 35 dias, "sem cercear o direito de defesa". No caso do PSD, que levou à cassação de três deputados acusados de compra e venda de mandatos, toda a instrução do processo foi terminada em uma semana. "O regimento permite que só sejam feitas as diligências que a comissão julgar necessárias", afirmou.

Texto Anterior: Contas de Ibsen não convencem
Próximo Texto: Rollemberg propõe a cassação de Fiuza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.