São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gás doméstico fica 20% mais caro

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo anunciará nos próximos dias uma nova política de preçosás de cozinha. O consumidor pagará até 20% a mais pelo botijão de 13 quilos, de uso doméstico, enquanto o GLP, destinado às indústrias, comércio e entidades assistenciais, custará cerca de 40% mais barato.
A alteração decorre de duas medidas no sistema de abastecimento do GLP. A primeira repassa aos consumidores o custo do frete, hoje administrado pelo governo. A segunda unifica os preços do GLP.
Até agora, o governo subsidiou os preços do gás de cozinha em cerca de 50%, diferença que era cobrada do GLP. O subsídio permanecerá apenas para famílias de baixa renda –que consomem até 60 quilowatt/hora por mês de energia elétrica.
O principal argumento do Ministério da Fazenda para as medidas é que elas acabarão com as fraudes praticadas pelas distribuidoras de GLP.
No novo sistema, a Fazenda continuará fixando os preços máximos ao consumidor, mas caberá às distribuidoras administrar o transporte. O governo só reembolsará o frete para as regiões mais distantes –Norte e Centro-Oeste. (Liliana Lavoratti)

Texto Anterior: BR tem maior faturamento de sua históia
Próximo Texto: Custo do dinheiro chega a 40.000% ao ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.