São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste de Senna mostra a nova Williams

FLAVIO GOMES
ENVIADO ESPECIAL AO ESTORIL

Teste de Senna mostra a nova F-1
A nova cara da Fórmula 1 aparece hoje em Portugal. Diante de um batalhão de 400 jornalistas, Ayrton Senna veste a roupa e o carro da Williams pela primeira vez em público, no circuito do Estoril. A festança de lançamento oficial da equipe Rothmans-Williams começou ontem à noite com um coquetel para 350 pessoas num hotel do balneário que fica a 20 km de Lisboa. Hoje Senna vai para a pista para uma programação de testes prevista para terminar só no domingo. É o primeiro passo de uma caminhada rumo ao seu quarto título mundial.
Ontem já se ouviu o ronco do motor Renault montado no FW15C, o modelo que venceu o campeonato do ano passado nas mãos de Alain Prost. O dia foi dedicado à gravação de imagens por três emissoras de TV e à produção de fotos que amanhã estarão estampadas nos principais jornais do mundo. Senna e seu companheiro, Damon Hill, posaram com capacete e macacões, camisetas e modelos, tudo isso estampado com a marca do cigarro inglês.
O Williams que Ayrton dirige hoje é o mesmo de 93, só que sem os eletrônicos proibidos pela FIA –controle de tração e suspensão ativa, entre eles. Suas cores, no entanto, serão diferentes. Sai o amarelo da Camel e o vermelho e branco da Canon, empresas que patrocinaram o time nos últimos anos, e entram o azul e branco da Rothmans, marca que há tempos investe pesado no motociclismo e no antigo Mundial de Marcas.
Não se espera nenhuma novidade técnica, nem declarações bombásticas dos dois pilotos. O novo carro da Williams só vai ficar pronto em fevereiro e não será muito diferente do modelo atual. A equipe aposta no sucesso do conjunto melhor motor-melhor piloto, aliado a um chassi que cumpre bem a função de carregar com eficiência aquele que o dirige e o propulsor que o empurra.
Senna não guia um carro com suspensão convencional desde 92, mas não vai estranhar a volta das molas e amortecedores. Piloto que se adapta bem a qualquer carro, Senna pretende dedicar seus primeiros testes a conhecer a equipe, seus mecânicos, engenheiros e "modus operandi". Ele ficou seis anos na McLaren e se acostumou com o estilo de Ron Dennis. Ayrton também vai retomar o contato com a Renault, com quem fez parceria em 85 e 86, na Lotus.
Ninguém espera que Senna arrebente hoje. O primeiro dia na nova equipe vai ser uma continuação da festa que começou ontem à noite. Mas, a partir de amanhã, as férias terminam. Ayrton deixou o sol de Angra pelo frio do inverno europeu com um objetivo bem claro: não se deixar surpreender numa temporada que é sua.

Texto Anterior: Ponte Preta vence Lacta na final sem dificuldade
Próximo Texto: Christian assina com Footwork
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.