São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Software faz simulação de resultados para cirurgias

'Shape Master' permite planejar plástica

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na área de cirurgia plástica auxiliada pelo computador, o mercado brasileiro oferece o software "Shape Master", produzido pela Microimagem. O pacote inclui, além do programa, uma placa digitalizadora Iris-16 e um banco de dados de imagens. Custa US$ 2.500.
"A principal vantagem da nova tecnologia é a grande melhora na comunicação entre médico e paciente", diz o médico Aymar Sperli, da clínica Unidade de Cirurgia Plástica.
O médico Ewaldo Bolívar de Souza, diretor do curso de especialização em cirurgia plástica da Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, em Santos, diz que o uso do "Shape Master" é muito positivo para diminuir a ansiedade dos pacientes, que temem a perda da identidade na cirurgia.
O software pode criar um rosto perfeito, mas o resultado depende da habilidade do médico.
Na utilização do software, o paciente terá sua imagem digitalizada a partir de uma câmera de vídeo conectada à placa do computador. São feitas perguntas sobre o que o paciente deseja. A etapa seguinte é o estudo da imagem pelo médico. Nesse ponto, alguns preferem realizá-lo sozinhos, apresentando o resultado ao cliente no próximo encontro. Outros cirurgiões realizam o estudo imediatamente, ao lado do paciente.
Segundo Bolívar, o programa tem uma taxa de 90% de acerto com relação ao pós-operatório.
Um micro 386DX, de preferência com um co-processador aritmético, e um monitor padrão Super VGA são o mínimo recomendável para usar o programa "Shape Master".
Caso clínico
A modelo Cíntia Elaine Rodrigues, 22, teve seu nariz e rosto desfigurados por um acidente de automóvel. "Ela não tinha chances de voltar a fotografar", afirma Bolívar. A modelo considerou os resultados perfeitos.

ONDE ENCONTRAR
VÍDEO ENGENHO E ARTE: tel. (011) 543-9393

Texto Anterior: Assespro e Sebrae têm financiamento
Próximo Texto: Clientes "visitam" imóveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.