São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Justiça persegue pinguim e 'Microsquash' nas lojas

Screen saver que satiriza Bill Gates é proibido

BARRY FOX
DA "NEW SCIENTIST"

O dinheiro não pode comprar o presente que todo usário de computador deseja –um programa de screen saver chamado "Opus'n Bill". Uma ação na Califórnia para evitar a distribuição do programa transformou o screen saver, que custa US$ 40, em objeto de colecinadores.
Os screen savers protegem o tubo de raios catódicos da tela de um computador. Uma imagem estática no monitor por um longo tempo pode "queimar" partículas de fósforo do monitor, deixando marcas permanentes.
O screen saver "Opus'n Bill" apresenta quadrinhos das aventuras de um pinguim bobalhão e de um gato –personagens que aparecem numa tira de jornal e são desenhados por Berkeley Breathed. Ele trabalhou com a Delrina, empresa de software de Toronto, para produzir o programa.
O quadrinho também satiriza Bill Gates, presidente da Microsoft. No programa, um pinguim atira em torradeiras que voam. A empresa Berkeley Systems, da Califórnia, possui um screen saver onde torradeiras com asas aparecem voando na tela. Os desenhos são parte do programa "After Dark", que se tornou uma espécie de clássico.
A Delrina foi obrigada a retirar seu programa depois que a concorrente denunciou que ela havia copiado suas idéias –no caso das torradeiras voadoras. Algumas cópias que estavam nas lojas americanas foram apreendidas assim que a notícia da proibição se espalhou.
No screen saver "Opus'n Bill", os personagens visitam o presidente Clinton e baixam as próprias calças para apresentar mensagens filosóficas. Em outra sequência, o gato e o pinguim se encontram com um bilionário de óculos de uma empresa chamada "Microsquash". E na sequência da "Morte das Torradeiras", o pinguim as metralha no ar.
A Delrina afirma que pretende retirar a sequência do "Microsquash". Bill Gates, o dono da Microsoft, também poderá não achar graça.

Tradução de Lise Aron.

Texto Anterior: Redes BBS oferecem diversões para as férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.