São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos macetes aumentam velocidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Normalmente, você entra no "Windows" digitando win na tela do sistema operacional DOS e passa pelo logo inicial do programa. Para ganhar tempo e pular essa etapa, em vez de digitar win, digite win : (win, espaço, dois pontos) e tecle Enter. O "Windows" vai direto para o Gerenciador de Programas.
Se você está no DOS e quer entrar direto em um programa que está no "Windows", digite o comando que inicializa o programa depois de digitar win. Assim, para escrever um texto, por exemplo, ligue o micro, digite win wpwin (no caso do processador de textos "WordPerfect for Windows") e todas as telas de inicialização serão "puladas" –você vai entrar direto no processador de textos.
Uma terceira opção, que dá mais agilidade ainda, é ligar o micro e ir direto para o Gerenciador de Programas. Nesse caso, você precisa incluir o comando de chamada do "Windows" em um arquivo do DOS.
A maneira mais rápida de sair do "Windows" e de programas para "Windows" é minimizar cada um deles, teclando o ícone Minimize (que é a seta para baixo do canto superior direito).
Depois é só dar um duplo clique no menu Painel de Controle do Gerenciador de Programas (representado pelo travessão no lado superior esquerdo da tela). Se você esqueceu de salvar alguma coisa, o "Windows" vai perguntar se você quer gravar antes de sair. Essa saída rápida, porém, só é possível com programas para "Windows". Se você tiver programas não-"Windows" na tela, vai precisar sair deles da forma convencional.
Para que canhotos possam usar o mouse, basta trocar as funções dos botões direito e esquerdo. Vá até a figura Mouse do Painel de Controle, no Principal, e marque a opção Inverter Botões. Para voltar ao normal é só desmarcar.

Texto Anterior: Funções desvendam 'janelas'
Próximo Texto: Glossário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.