São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musical Classical Award premia José Carreras e Cecilia Bartoli

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

José Carreras, Cecilia Bartoli e a Filarmônica de Nova York estão entre os premiados pelo Classical Music Award. A cerimônia de entrega do prêmio aos melhores da música clássica de 1993 ocorreu ontem em Londres. O Classical Music Award corresponde ao Oscar no campo da música erudita e é uma promoção da "BBC Music Magazine" e do jornal "The Independent", com patrocínio da empresa Kenwood.
O tenor espanhol José Carreras foi considerado a pesonalidade do ano. A mezzo-soprano italiana Bartoli ganhou como melhor cantora. O prêmio de cantor do ano foi para o barítono norte-americano Thomas Hampson, que tem se destacado na arte do "lied" alemão e é considerado o herdeiro de Dietrich Fischer-Dieskau. Ainda no campo da ópera, a montagem de "Édipo Rei" (de Stravinsky) feita pelo Saito Kinen Festival, no Japão, foi considerada a melhor produção de 1993.
O prêmio de maestro do ano foi para o russo Valery Gergiev, diretor artístico da Opera Kirov, de São Petersburgo, que se destacou em 1993 como uma das melhores companhias do mundo. A Filarmônica de Nova York, que fez 150 anos em 1993, foi considerada a melhor orquestra.
Outro prêmio de destaque foi o de melhor composição do ano para a Sinfonia n.º 4 de Witold Lutowslavski, uma obra de 20 minutos do compositor polonês. A gravação da Sinfonia n.º 3 de Henryk Gorecki pela London Sinfonietta e a soprano norte-americana Dawn Upshaw (Warner Classics) foi considerada a melhor do ano. O disco chegou a figurar nas paradas de pop norte-americanas e européias.

Texto Anterior: Jackson teria feito acordo de US$ 45 mi
Próximo Texto: O mundo impõe o desejo de lutar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.