São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquivo secreto revela explosão de meteoritos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma série de documentos secretos do Pentágono, recentemente tornados públicos, revela que entre 1975 e 1992 foram registradas 136 explosões de meteoritos gigantes na atmosfera terrestre.
Segundo a edição de fevereiro da revista especializada "Sky and Telescope", os documentos militares detalham as observações de satélites que revelam a intensidade e a força das explosões. Elas são praticamente indetectáveis da Terra, por causa da altitude em que ocorrem.
Os documentos informam que a cada ano é registrada uma média de pelo menos oito explosões por meteoritos gigantes na atmosfera. A intensidade varia entre 500 e 15 mil toneladas de matéria explosiva, equivalente a pequenas bombas atômicas. Não há indicações sobre os satélites que permitiram recolher os dados.
Ontem o Pentágono informou que a nave não tripulada "Clementine", lançada na terça-feira para mapear o solo lunar, se encontra em órbita em torno da Terra e será submetida a testes antes de se dirigir à Lua.

Texto Anterior: Cientistas desenvolvem vacina contra câncer
Próximo Texto: Leões, não a genética, matam os guepardos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.