São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor nunca ganhou Oscar

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta norte-americano Martin Scorsese nasceu em Flushing, Nova York, em 17 de novembro de 1942. Seu primeiro filme é um curta de 1963: "What's a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?" (O que uma garota bonita como você faz num lugar desses?). Até a "A Época da Inocência", fez mais 15 filmes. Entre eles, "Alice Não Mora Mais Aqui" (1974), "Taxi Driver" (1976, o filme que lançou Jodie Foster), "Touro Indomável" (1980), "A Ultima Tentação de Cristo" (1988), "Os Bons Companheiros" (1989) e "O Cabo do Medo" (1991). Nunca ganhou um Oscar.
Um dos temas comuns em seus filmes é a violência, algumas vezes gerada pela Cosa Nostra, a versão norte-americana da máfia italiana, outras vezes gratuita, fruto da obsessão de um louco. O ator Robert de Niro é seu psicopata preferido.
"Taxi Driver" é um retrato tão convincente da violência e loucura "made in USA", que John Hinkley Jr. alegou que tentou matar, em 30 de março de 1981, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, para chamar a atenção de Foster. Como De Niro no filme.
Em uma entrevista dada a Ana Maria Bahiana e publicada na Folha em outubro do ano passado, o diretor diz que o conflito, a idéia de honra, a tradição e a escolha "são coisas que aparecem em todos os meus filmes", e que o romance de Wharton tem tudo isso. E tem Nova York. Nunca a cidade esteve tão viva.(MC)

Texto Anterior: Quem foi Edith Wharton
Próximo Texto: Nuvem; Maizena; Lupa; Iglu; Pandeiro; Açucareiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.