São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Senado dos EUA pede fim do embargo ao Vietnã

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Dois senadores norte-americanos, veteranos da Guerra do Vietnã, convenceram ontem a maioria dos seus colegas a pôr fim ao embargo comercial dos EUA contra aquele país, 20 anos após a retirada dos últimos soldados americanos de lá. A votação foi 62 a favor e 38 contra o fim das sanções.
John Kerry (Partido Democrata), ferido três vezes no Vietnã, e John McCain (Partido Republicano), que ficou seis anos como prisioneiro do então Vietnã do Norte, disseram que "já é tempo de se encerrar essa guerra". Grupos de veteranos se opõem ao fim do embargo enquanto o governo de Hanói não der informações detalhadas sobre soldados americanos desaparecidos durante o conflito.
Seis dos oito atuais senadores que serviram às Forças Armadas durante a Guerra do Vietnã votaram a favor da medida. Um dos dois que se opuseram, o republicano Bob Smith, disse que a decisão é uma ofensa às famílias dos soldados desaparecidos.
O Vietnã vem abrindo sua economia nos últimos anos e atraindo investimentos do Japão e da Europa. Empresas norte-americanas se queixam de que o embargo, mantido apenas por razões ideológicas que já estariam ultrapassadas, prejudica sua competitividade nesse mercado nascente. (CELS)

Texto Anterior: Brasil irrita os líderes mundiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.