São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste ajuda eleitor indeciso a votar

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

O quadro ao lado contém o "Roteiro do Indeciso" –14 questões de múltipla escolha com alguns dos principais pontos dos programas de governo dos candidatos à Presidência.
O objetivo do "teste" é fornecer informações que possam ajudar o eleitor indeciso a escolher o próximo presidente.
Com exceção de duas questões, cada letra corresponde ao candidato autor da proposta –para o teste ser útil, o eleitor deve enfim se decidir por apenas uma delas.
Para montar o "roteiro" foram selecionadas questões para as quais a maioria dos presidenciáveis apresentou propostas mais elaboradas e diferenciadas entre si.
Algumas questões têm menos alternativas porque um ou outro candidato não apresentou propostas diferenciadas para o tema em questão. A contagem final dos "pontos" levou isso em conta (leia quadro abaixo).
Em certos casos, um candidato talvez pudesse concordar com a proposta atribuída ao adversário.
No entanto, elas foram definidas como prioritárias e apareceram com ênfase bastante apenas no programa de um deles –e a ele foram atribuídas no teste.
Alguns dos planos de um presidenciável são menos detalhados que o de seus adversários. Foi assim que os candidatos os trataram em seus programas escritos.
É preciso lembrar ainda que as alternativas do "teste" não representam integralmente o programa de cada presidenciável.
A identidade com as idéias contidas nesses programas também não deve ser o único critério para escolha do candidato, apesar da importância do assunto.
Em linhas gerais –economia e prioridades, principalmente–, os presidentes brasileiros eleitos depois de 1946 cumpriram o que prometeram na campanha.
Conhecer o passado de seu candidato, a qualidade da equipe que o assessora e as explicações que eles deram sobre como realizar algumas de suas propostas também é fundamental.

Texto Anterior: Desinteresse atinge 25% dos eleitores
Próximo Texto: ROTEIRO DO INDECISO; CONFIRA SUA TENDÊNCIA DE VOTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.