São Paulo, domingo, 2 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcello Alencar e Garotinho estão empatados às vésperas da eleição

DA REDAÇÃO

A disputa pelo governo do Rio de Janeiro chega à boca da urna em empate técnico. Pesquisa realizada pelo Datafolha a três dias da eleição aponta vantagem de apenas um ponto porcentual em favor do candidato Marcello Alencar (PSDB), que tem 32% das intenções de voto, contra 31% de Anthony Garotinho (PDT).
Na pesquisa espontânea –na qual o eleitor não recebe o cartão com os nomes dos candidatos–, Marcello lidera, também dentro da margem de erro: 25% a 22%. Na simulação de segundo turno, no entanto, o tucano venceria com mais folga: 48% a 40%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. Em relação à pesquisa realizada na última terça-feira, Marcello oscilou dois pontos para baixo e Garotinho, dois pontos para cima.
A eleição no Rio, que chegou a parecer fácil para Marcello, deve ser decidida por pequena margem, pelo menos no primeiro turno. Garotinho, que vem crescendo de forma praticamente constante desde junho, pode até mesmo conseguir uma virada em cima da hora.
As bases eleitorais dos dois candidatos se refletem claramente na pesquisa. Garotinho, ex-prefeito de Campos (norte do Estado), tem seu melhor resultado no interior, onde alcança 42% das intenções de voto. Um fenômeno raro em candidatos do brizolismo, que, por tradição, era fraco fora do Grande Rio.
Já o ex-prefeito do Rio Marcello Alencar tem a preferência de 40% do eleitorado da capital, mas não passa de 22% no interior. Foram ouvidos 2.347 eleitores em 34 municípios fluminenses.
As candidaturas do general Newton Cruz (PSD) e de Jorge Bittar (PT) mantiveram-se estáveis com, respectivamente, 11% e 9%. O general tem seu melhor desempenho (18%) entre os eleitores com formação universitária.
Na pesquisa com simulação de voto em urna, Marcello, Bittar e Newton Cruz perderam um ponto cada; Garotinho perdeu dois.

Texto Anterior: Covas cai e SP pode ter segundo turno
Próximo Texto: No Paraná, Lerner deve ser o vitorioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.