São Paulo, terça-feira, 4 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militantes tomam doril e deixam o pleito caído

JOSÉ SIMÃO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Como diz aquele que eu invejo o nome, o Sepúlveda Pertence: o pleito correu tranquilo! Tinha mais fila pra ver ``Kika" do Almodóvar que pra votar. É verdade! No domingo, véspera do Pleito Caído, fui ao cinema assistir ``Kika" e peguei fila pra comprar, fila pra entrar, fila pra ir ao banheiro. E nenhuma pra votar! Rarará! E a gente tem que proibir o TRE de proibir boca-de-urna. A votação tava mais desanimada que escola de samba de Curitiba!
E o barbudo e o posudo, Lula Lelé e Don Doca FHC? Votaram no mesmo horário. Horário civilizado: onze da manhã. O Fernando Henrique votou às onze porque é civilizado. E o Lula porque é vagabundo! Rarará!
E eu optei cobrir a seção do FHC pelo mesmo motivo que o eleitor optou votar nele: por puro comodismo. Rarará! Se o Lula quiser que eu cubra a seção dele é melhor ele transferir o título. Pros Jardins! Pra São Bernardo eu só vou se tiver vale polenta!
Aí subimos a av. Indianópolis rumo ao local de votação do Rei Fernando. E tinha mais fotógrafo que eleitor. Um mar de câmeras. O chão parecia um prato de espaguete: só tinha fio! E um cara me disse: ``E pensar que o ano passado ele votou sozinho". E aí um outro disse: ``Ele já saiu da rua Maranhão e passou pela praça Vilaboim". O epicentro do tucanismo. A praça Castro Alves é do povo e a Villaboim do poder!
Aí umas fãs do Fernando Henrique se encarapitaram na janela. As fernandetes armaram um poleiro rápido do lado de fora da sala. Só pra ver o Gato Que Ri votando. Poleiro de fernandetes! Peruódromo de tucanas! Mas quem deu autógrafo fui eu. Essa satisfação eu tive: dei autógrafo na porta do Fernando Henrique. E uma empoleirada me disse: ``Se você fosse candidato eu votava em você pra senador". Mas eu sou candidato. A presidente! Passei dois meses gritando Macaco Simão pra 94! E o povo pra 69!
E aí na saída dei de cara com uma típica eleitora do Fernando Henrique: uma poodle branca. Sabe por que os poodles estão votando em peso no Fernando Henrique? Porque xiita estrangula poodel de burguesa!
Gente, e a militância do PT? E os companheiros? Quase que eu paro num orelhão pra achar um militante do PT pelo telefone.
Mas aí tive uma idéia brilhante: vamos pra Paulista! Não deu outra! Acho que os 22% do Lula estavam todos na Paulista. E fazendo maior panelaço de boca. Como gritam! Finalmente a militância Doril apareceu. Diz que petista é mais animado em boca-de-urna do que em boca noturna!

Texto Anterior: Clientelismo marca eleição em Canudos
Próximo Texto: Diretor do FMI cumprimenta FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.